Previsão de precipitação forte a partir do final da tarde de hoje

Aproxima-se um período de precipitação mais intensa, altura que será a mais crítica desta semana de chuva no norte do país. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai chover com mais intensidade a partir do final da tarde desta quinta-feira e durante toda a noite.
Em declarações à RUM, Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, explicou que a previsão é de chuva até sábado de manhã, sendo a próxima noite “o período mais crítico, com precipitação por vezes forte”. Há também a “possibilidade de trovoada” ainda que com mais probabilidade para a zona da Galiza. Amanhã e sábado, a chuva deverá continuar, ainda que diminua gradualmente de intensidade até sábado de manhã.
Para domingo, “há ainda alguma incerteza relativamente à chuva”, indicou Ângela Lourenço.
A partir de segunda-feira “há uma subida gradual da temperatura, rondando os 30 graus”, com tendência para céu pouco nublado ou limpo. “Para quem está na praia, vai ter a brisa durante o período da tarde e num dia ou outro a nebulosidade matinal junto à faixa costeira”, acrescentou a meteorologista.
Todos os verões têm estes eventos de precipitação, explica meteorologista do IPMA
Para a maior daqueles que estão de férias, as condições meteorológicas desta semana são pouco convidativas, mas a meteorologista lembra que “todos os verões têm eventos de precipitação”, ainda que nalguns anos se sinta durante mais tempo e mais vezes durante o Verão todo.
Em causa estão as superfícies frontais no Atlântico, que continuam a deslocar-se durante todo o ano, ainda que no período do Verão “tenham tendência para atingir latitudes mais a norte, como Islândia e Escócia”. Em Portugal continental “há verões em que se registam apenas alguma nebulosidade ou mesmo descidas de temperatura temporárias”. “Outros verões, as superfícies frontais que se deslocam no Atlântico vêm mais para sul e durante mais tempo e mais vezes, o que está a acontecer neste Verão”, concluiu.
