Exposição marca arranque das celebrações dos 40 anos da Jovemcoop

A Jovemcoop assinala esta sexta-feira 40 anos desde a sua fundação, ainda que as comemorações oficiais arranquem apenas no sábado, com a inauguração de uma exposição fotográfica na Junta de Freguesia de S. Victor.  A exposição vai estar patente ao longo das próximas semanas.

A exposição fotográfica recorda momentos desde a sua fundação, mostrando a evolução das suas actividades mas também da própria cidade de Braga ao longo do tempo. Em declarações à Universitária, Margarida Pereira, coordenadora geral da associação, admite que foi “muito difícil fazer a selecção” das imagens, mas ao mesmo tempo foi possível “recordar” o passado, “ver as actividades que se faziam e como a cidade mudou, como é o caso das Sete Fontes”, diz.

A Associação nasceu em 1979 e tem atravessado gerações, “sempre com vitalidade”, o que “é uma vitória” para a estrutura, considera Margarida Pereira. “Fomo-nos adaptando, correspondendo ao que a cidade precisava e ao que os tempos exigiam”, confessa ainda a porta-voz. 

Nos dias de hoje é cada vez mais difícil cativar os jovens para acções relacionadas com o património e a história da cidade. As novas tecnologias, a internet são um adversário forte na batalha que, ainda assim, a Jovemcoop tem conseguido travar com sucesso, atingindo, anualmente, novos jovens para as suas actividades.

Margarida Pereira explica que só com esforço é possível cativar os mais novos e por vezes com a ajuda dos pais que acabam por inscrever os filhos nas actividades. Quinze anos depois, a continuidade do campo de férias o nosso património é a prova de que os jovens continuam disponíveis e abertos a novas aventuras levadas a cabo pela Jovemcoop.

Ao longo do ano em que se celebram 40 anos de Jovemcoop, além da mostra fotográfica, “o desafio é manter uma actividade por cada mês, algumas habituais, mas também palestras, percursos pelas Sete Fontes e alguns mais recentes”, refere a jovem cooperante. 

As celebrações encerram a 17 de Agosto de 2020 com uma exposição de fotografias deste quadragésimo aniversário.

A história da Jovemcoop

Em 1979, a Jovemcoop surgia virada para o intercâmbio internacional. O primeiro aconteceu logo no ano seguinte e foram-se somando actividades internacionais pela Europa. Era o primeiro passo para conhecer e dar a conhecer novas culturas aos jovens que se associavam. Pelo caminho seguiram-se outros desafios, com actividades culturais, recreativas, associadas ao ambiente e à preservação e promoção do património.

Há sete anos chegava uma nova etapa. A Jovemcoop afirmava-se como uma entidade de ocupação dos tempos livres dos jovens aberta a toda a comunidade, através da promoção de actividades educativas não formais. A linha tem sido seguida desde então, levando a cabo diferentes actividades ao longo do ano.


A defesa do Parque Ecomonumental das Sete Fontes tem sido uma das batalhas travadas pela associação, que ao longo do ano promove várias visitas guiadas, sempre lotadas de participantes de diferentes faixas etárias.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv