Arrancaram as obras para implementação de zonas 30 em Braga

A autarquia de Braga vai dar início à implementação das Zonas 30 com as primeiras obras a serem realizadas nos
quarteirões da Makro, Torre Europa, Quinta da Fonte e Montélios. A informação foi adiantada esta terça-feira em comunicado. Só nestas áreas estima-se que habitem mais de 15 mil pessoas.
Os projectos serão concretizados através da implementação de percursos pedonais “acessíveis e confortáveis, focando a circulação por parte de pessoas com mobilidade reduzida através da implementação de passadeiras/cruzamentos sobrelevados, que funcionarão como medida de acalmia de tráfego”.
“Neste projecto estão incluídas a colocação de passadeiras com pavimento podotátil, medidas de acalmia de tráfego, colocação de rampas acessíveis, alargamento dos passeios e a retirada de barreiras urbanísticas. As áreas serão totalmente acessíveis a todos e para todos”, pode ainda ler-se na mesma nota.
As obras nos quarteirões de Montélios e da Quinta da Fonte tiveram início no dia 12 de Agosto e as intervenções no quarteirão da Torre Europa e da Makro terão início na próxima Terça-feira, dia 3 de Setembro. A intervenção no quarteirão da Makro tem um prazo de execução de 180 dias, sendo que para os restantes o prazo é de 240 dias.
O valor total de adjudicação das empreitadas foi superior a dois milhões de euros, financiados pelo programa operacional do Norte2020 no âmbito do contratualizado no PEDU.
