Azeituna recebe novos alunos da UMinho com Arraial Azeiteiro

Decorre na próxima segunda-feira, a partir das 16 horas, o primeiro evento cultural de recepção aos novos alunos da Universidade do Minho. A 11ª edição do Arraial Azeiteiro, organizada pela Azeituna – Tuna de Ciências, vai contar com vários momentos musicais no Campo de Futebol de Gualtar.
O cartaz é composto por Quim das Remisturas, pelas bandas Os Duques e Impaktus, pelos DJ’s Azeiteiros e pelos anfitriões. Além disso, tal como é habitual, há uma iniciativa de cariz social associada ao evento.
O Arraial Solidário consiste na recolha de bens alimentares durante o certame, que depois serão entregues à delegação de Braga da Cruz Vermelha. “Por cada quilo de comida que os estudantes no derem, oferecemos uma cerveja em troca”, explica o presidente da Azeituna.
Outro dos destaques é o facto de a entrada ser gratuita, pelo segundo ano consecutivo, para os estudantes do primeiro ano dos diferentes cursos. O objectivo é, segundo Carlos Azevedo, “facultar aos alunos uma verdadeira festa de acolhimento, sem qualquer encargo monetário nesse aspecto”.
“Pretendemos também fazer um evento em conjunto com o Cabido de Cardeais, que é a Recepção Papal, no recinto e não haverá melhor altura que aquele momento em que os alunos dos polos de Gualtar e de Azurém estão juntos”, acrescenta.
Desta vez, a Azeituna decidiu divulgar no Arraial Azeiteiro o tema do XXVI Celta, festival organizado pelo grupo cultural, que se realiza nos dias 6 e 7 de Dezembro, no Theatro Circo.
Carlos Azevedo justifica a decisão de apresentar o cartaz do evento “mais cedo” este ano com o “trabalho difícil de divulgaçao” que a tuna de Ciências tem tido em edições anteriores. “Achamos que não há melhor momento para apelar aos estudantes para participarem no nosso festival do que lançar o cartaz e abri-lo ao público naquela que é a festa de acolhimento aos novos alunos”, concretiza.
TBG
