MAS defende aumento imediato do salário mínimo para 900 euros

O Movimento Alternativa Socialista (MAS) propõe o aumento do salário mínimo imediato para os 900 euros, o aumento de 100 euros para os salários médios e a idade mínima de reforma nos 62 anos para quem descontou durante 36 anos.

Em entrevista à RUM esta terça-feira, o cabeça-de-lista do MAS em Braga, Vasco Santos, disse considerar “inadmissível o valor actual do salário mínimo nacional”. Recordando que apesar do crescimento da economia, o salário mínimo não foi actualizado ao longo do tempo, o candidato natural de Barcelos afirma que o salário mínimo em Portugal “já deveria estar nos 1200 euros” e que “há mais do que condições para neste momento aumentar o salário mínimo para 900 euros, para dar o mínimo de dignidade às pessoas”. Sugerindo que o mais “justo” seria aumentar já para os 1200 euros, Vasco Santos refere que “não falta dinheiro nem recursos”, mas sim a redistribuição do dinheiro que “está a ser direccionado para os bolsos de uma meia dúzia”.

Um aumento significativo defende também o MAS para os salários médios e para os pensionistas. Sobre a idade de reforma, o MAS propõe os 62 anos para quem descontou durante 36 anos, mas não só. “Quando as pessoas se reformam devem ter um salário igual àquele que tinham quando estavam a trabalhar. Não pode haver reformas de 230 euros ou de 300 euros. Isso não pode ser quando depois temos banqueiros que têm reformas de 160 mil euros”, alertou.


[A entrevista completa a Vasco Santos já está disponível em podcast]

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv