Braga para Todos quer concorrer às autárquicas de 2021

O Movimento cívico Braga Para Todos admite concorrer às próximas eleições autárquicas, em 2021. Num comunicado enviado às redacções esta terça-feira, o movimento que tem Elda Fernandes como porta-voz, pretende retirar a maioria à coligação de direita à frente do município de Braga desde 2013.
Desde 2017, altura em que surgiu, o movimento composto por um grupo de cidadãos bracarenses tem organizado vários debates e iniciativas em diferentes áreas de actuação, sendo sistemático o ataque à liderança da coligação Juntos por Braga na autarquia.
Elda Fernandes, uma das fundadoras do movimento e porta -voz acusa Ricardo Rio e os demais vereadores de “falta de preparação para a função política”. “Ricardo Rio esteve na oposição vários anos, mas na nossa óptica aprendeu muito pouco e acaba por reagir mais que agir. Muitas vezes dizemos de forma simplória que é mais organizador de eventos que um bom político, porque a política para nós é algo sério onde devem estar pessoas com vontade genuína de servir os outros, de os auscultar e de lhes dar o melhor possível defendendo sempre quem mora em Braga e quem cá vem, a política é demasiado séria para permitir que as festas ofusquem a gravidade de certas situações da cidade, onde Ricardo Rio e os vereadores fecham-se em copas e tentam ser autoritários ao não responder a ninguém, isso não podemos permitimos, porque viver em democracia significa exigir aos políticos com cargos executivos humildade e sentido de servir e não mandar”, denuncia.
No mesmo comunicado pode ler-se que o movimento “pretende na sua candidatura às autárquicas dar destaque ao ambiente, educação e mobilidade e recorrer a investigadores de várias áreas para ajudarem a traçar linhas eficazes e possíveis para a cidade”.
Em declarações à Universitária, Luís Pinto, um dos membros do movimento, refere que o movimento quer “tentar melhorar a vida dos bracarenses”, algo que “não tem sido conseguido por Ricardo Rio”.
Até Janeiro o movimento vai procurar o apoio de alguns partidos e diferentes cidadãos, ainda que o Braga para Todos recuse por enquanto avançar com nomes. “Vamos tentar fazer um movimento em conjunto com alguns partidos que coincidem com as nossas ideias. Queremos criar um grupo coeso e tentar fazer alguma diferença nas autárquicas”, explicou. Questionado sobre os partidos a quem o movimento está a dirigir convites, Luís Pinto recusa fazer revelações, por enquanto.
Elda Fernandes deverá ser o rosto da candidatura independente em Braga
Elda Fernandes, fundadora do movimento Braga para Todos, poderá ser o rosto da candidatura às eleições autárquicas, de acordo com Luís Pinto. A porta-voz está por enquanto incontactável, mas segundo Luís Pinto deverá ser Elda Fernandes a cabeça-de-lista. “Ainda não está bem definido, estamos à espera de algumas reuniões e vamos definir isso. Também ainda falta algum tempo”, referiu.
Para a próxima quinta-feira, às 18h, no centro de Braga está agendado o primeiro de vários encontros informais para debater uma eventual candidatura, não descartando possíveis apoios de partidos e mais movimentos independentes.
