CMB com luz verde para obra no sopé do Monte Picoto

A Câmara Municipal de Braga já pode avançar com a obra de requalificação no sopé do Monte Picoto. O objectivo da intervenção passa por “dar melhores condições” à feira semanal de Braga, instalada no sopé e na estrada nacional entre a rotunda de S. João e o Estádio 1º de Maio desde as obras no Altice FORUM Braga. É certo que a feira semanal não voltará ao exterior do antigo PEB e por essa mesma razão o município tinha decidido avançar com uma requalificação do sopé, na zona de terra batida. O resultado do concurso público para a empreitada levou à contestação da empresa que perdeu a obra, atrasando assim todo o processo.
De acordo com as informações avançadas ontem por Ricardo Rio, à margem da reunião de câmara, já é possível avançar com a intervenção. “Decisão favorável em último recurso relativamente à obra do sopé do Monte Picoto, portanto estamos em condições de avançar, mas não vai começar de imediato porque teremos que fazer a planificação”, esclareceu. Segundo o autarca, a intervenção “tão necessária e desejada para dar melhores condições à feira e para todos aqueles que utilizam aquele espaço irá realizar-se ao longo dos próximos meses”.
O autarca explicou que a obra não vai impedir a realização normal da Feira Semanal de Braga. O objectivo é que “com as melhores condições voltem os feirantes que abandonaram e que os que lá estão fiquem com melhores condições”, referiu.
A requalificação daquela área vai custar perto de meio milhão de euros. Além de disponibilizar melhores condições aos feirantes e clientes, vai criar também novas soluções de estacionamento e a possibilidade de realização de outros eventos naquele local.
Na zona de terra batida, o espaço será pavimentado e contará com cerca de 200 lugares para estacionamento de viaturas. “Toda a zona será pavimentada, serão criadas soluções de infra-estruturas eléctricas, de drenagens de águas residuais, um edifício de infra-estruturas de apoio, nomeadamente com casas-de-banho e electrificação necessária para a realização de eventos”.
