Tunão leva tunas de quatro pontos do país a Braga

A Tun’ao Minho organiza este fim de semana a quarta edição do Tunão – Festival de Tunas Femininas, em Braga. Mais de 300 pessoas são esperadas no espectáculo principal.
O ponto alto do festival realiza-se no sábado, às 21h30, no Auditório Adelina Caravana do Conservatório Calouste Gulbenkian. A Vibratuna, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a C’a Tuna aos Saltos, tuna médica da Universidade da Beira Interior, a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra e a TUNAFE – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto são as tunas a concurso.
A magister Mariana Teófilo, responsável máxima pela Tun’ao Minho, espera “casa cheia, tal como no ano anterior”, destacando que “a procura normalmente é grande”. Os bilhetes para o espetáculo têm o custo de quatro euros e podem ser adquiridos no CPII do Campus de Gualtar, nos dias anteriores ao evento, ou no própria dia, no Conservatório Calouste Gulbenkian.
Além do espéctáculo principal, há outras iniciativas associadas ao evento. Na sexta-feira realiza-se a “Serenata à Cidade de Braga”, pelas 22 horas, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, com a participação da TMUM – Tuna de Medicina da Universidade do Minho. A entrada é livre.
Já a tarde de sábado inicia-se com a arruada dos Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho, na Avenida Central, seguida de vários workshops de música e dança tradicional. Esta edição vem ainda acompanhada por uma novidade. Na quarta-feira, a partir das 19h, no Largo dos Peões, decorre, pela primeira vez, o arraial do Tunão, com momentos musicais protagonizados pela tuna organizadora e pelos Bomboémia.
Além disso, durante esta semana, acontece em Braga o “Minho’s Culture Youth Exchange”, inserido no projecto “Erasmus+”. A iniciativa leva à cidade jovens de várias nacionalidades, que vão participar no festival de tunas femininas. “Terão um momento para treinar uma amostra de percussão e depois vão apresentar essa performance na Avenida Central, no sábado à tarde, além de poderem marcar presença no arraial e assistir ao espectáculo”, explica Mariana Teófilo.
