A epopeia da Volta a Portugal também passa pelo Minho

Das praias de Setúbal até às margens dos rios Vizela e Ferro, em Fafe. Do Sul até ao Minho com paragem em Viseu, 131 corredores atravessam Portugal na 80º Volta a Portugal, que acontece entre os dias 1 e 12 de Agosto. 

No percurso há diversas estreias, a começar por Setúbal que, pela primeira vez na história da Volta, será o ponto de partida de mais uma epopeia. O regresso ao Algarve, as etapas alentejanas e a chegada da quarta etapa às Penhas da Saúde, em plena Serra da Estrela, algo que já não acontecia há 22 anos, são algumas das novidades. 

A 7 de Agosto, na cidade de Viseu, será feita a pausa dos ciclistas para que depois possam atacar a segunda metade da Volta. Sernancelhe recebe, pela primeira vez, um início de uma etapa, que vai ligar aquela vila do distrito de Viseu à transmontana Boticas, em 165 quilómetros de constante sobe e desce, com uma contagem de primeira categoria a menos de 20 quilómetros da meta.

A segunda entrada em alto acontece à sétima etapa, na chegada ao Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, uma contagem de terceira categoria, colocada 165 quilómetros após a partida de Montalegre.

Antes das duas etapas finais haverá uma etapa de transição, a mais curta em linha (147 quilómetros), entre Barcelos e Braga, mas com duas passagens pelo Sameiro já nos quilómetros finais.

A nona e penúltima etapa vai trazer a sempre aguardada chegada à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, 155,2 quilómetros depois da partida de Felgueiras.

No fim, Fafe. Pela primeira vez na história, a “Sala de Visitas do Minho” abre para atribuir os louros da vitória aos novos vencedores da Volta a Portugal em bicicleta. A 12 de Agosto, o sucessor do espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto) subirá ao pódio final, após um contra-relógio de 17,3 quilómetros, menor do que o de 2017 (20,1km).

“É uma Volta que para além do regresso ao Algarve e ao Alentejo será marcada pelo regresso da Covilhã e da Serra da Estrela, que se junta a Mondim de Basto e Fafe, como os dias mais decisivos”, refere o director de prova, Joaquim Gomes.

Com 21 equipas participantes e um pelotão com 130 homens, a 80ª Volta a Portugal apresenta este ano cinco equipas internacionais do escalão Continental Profissional. Os novos regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo permitem também a inclusão na prova de novas formações portuguesas.

Com quatro antigos vencedores na equipa, a W52-FC Porto é o alvo a abater. O favoritismo é reforçado pelo domínio das provas nacionais, com os triunfos de Alarcón no GP Nacional 2 e José Neves no Troféu Joaquim Agostinho. O Sporting-Tavira assume-se como principal candidato a interromper a hegemonia dos portistas, apresentando-se com Jóni Brandão, Alejandro Marque e Rinaldo Nocentini, três nomes para a classificação geral.

A partida da Volta a Portugal será dada às 15:18. O espanhol Raúl Alarcón (W52-Porto), vencedor em 2017, será o último a partir para o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta.

Etapas da Volta a Portugal em bicicleta

01 ago, Prólogo: Setúbal – Setúbal, 1,8 km (CRI).

02 ago, 01.ª etapa: Alcácer do Sal – Albufeira, 191,8 km.

03 ago, 02.ª etapa: Beja – Portalegre, 195,3 km.

04 ago, 03.ª etapa: Sertã – Oliveira do Hospital, 175,9 km.

05 ago, 04.ª etapa: Guarda – Covilhã (Penhas da Saúde), 171,4 km.

06 ago, 05.ª etapa: Sabugal – Viseu, 191,7 km.

07 ago, Dia de Descanso.

08 ago, 06.ª etapa: Sernancelhe – Boticas, 165,4 km.

09 ago, 07.ª etapa: Montalegre – Viana do Castelo (Santa Lúzia), 165,5 km.

10 ago, 08.ª etapa: Barcelos – Braga, 147,6 km.

11 ago, 09.ª etapa: Felgueiras – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 155,2 km.

12 ago, 10.ª etapa: Fafe – Fafe, 17,3 km (CRI).

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv