A investigação em sistemas de informação em debate na UM

O impacto da investigação em sistemas de informação vai ser debatido na Universidade do Minho, esta sexta-feira. O Centro de Computação Gráfica (CCG), no campus de Azurém, em Guimarães, vai promover um Open Day e o objectivo é reunir empresas para abordar o tema em três áreas distintas: indústria, saúde e cidades. “Dentro de cada um destes domínio há um tema. Na saúde, vamos tratar as problemáticas da interoperabilidade dos sistemas de informação. Na indústria, vamos falar da indústria 4.0. Ou seja, as problemáticas e os desafios que a indústria tem actualmente e como é que esta nova filosofia 4.0 pode resolver. Nas cidades, o grande tema é as cidades inteligentes e aí falamos da sustentabilidade das cidades, e das plataformas de dados abertos, isto é, como disponibilizar dados para os cidadãos e as empresas poderem consumir e utilizar”, explica Ana Lima, Coordenadora de Desenvolvimento do Engineering Process Maturity and Quality do CCG.

A sessão de abertura arranca às 10h, com o director-geral do CCG, João Nuno Oliveira, e o pró-reitor da Universidade do Minho para a Avaliação Insitucional, Guilherme Pereira. O programa segue com a apresentação do domínio do Engineering Process Maturity and Quality do CCG, e às 10h30 tem lugar a palestra principal, com Vasco Trigo, jornalista e coordenador de comunicação e multimédia do ISCTE. “O Vasco Trigo é alguém que tem uma grande experiência na área da investigação para os sistemas de informação e o respectivo impacto societal. Por isso, sobre os domínios da saúde, indústria e cidades, ele vai trazer o impacto que estas novas abordagens têm para a sociedade”, justifica Ana Lima.

À palestra principal seguem-se então os paineis sobre os sistemas de informação na saúde, na indústria e nas cidades. O painel sobre os sistemas de informação na saúde reúne, às 11h30, Jorge Cruz (Fundação Champalimaud), Mário Macedo (Instituto Português da Qualidade), Carlos Cordeiro (First Solutions) e João Gaspar (Entidade Reguladora da Saúde). De tarde, a partir das 14h30, a mesa sobre a indústria conta com Francisco Duarte (Bosch), Rosário Costa (Leica) e Rui Oliveira (Riopele), enquanto o painel sobre as cidades junta ao debate Carlos Sousa (Município de Famalicão), Nuno Cunha (Quadrilátero Urbano), Rui Ribeiro (IPTelecom, Infraestruturas de Portugal) e Ricardo Vitorino (Ubiwhere). O encerramento dos trabalhos é às 17h40, a cargo de João Nuno Oliveira e Ricardo J. Machado.

As inscrições já ultrapassaram o limite do auditório, pelo que a organização está a contar com uma boa audiência. O Open Day vai receber no público essencialmente empresas e investigadores, mas também outras entidades como Ministérios, Câmaras Municipais e Centros Hospitalares. 

Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv