AAUM promove “O Capital da Juventude”

O Seminário da Juventude, organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho, através do GIP e o Liftoff visa promover o debate e dar a conhecer a experiência de personalidades de áreas distintas, explicando o sucesso e as melhores formas de conhecer e abordar as potencialidades dos jovens.

Durante todo o dia, vários oradores vão partilhar a sua experiência pessoal e profissional, de forma a motivar e inspirar os jovens.

Nuno Reis, presidente da AAUM fez a abertura do Seminário vincando o carácter da iniciativa: “o que é que se pretende um jovem de futuro, o que é a estratégia para o sucesso de um jovem e qual deve ser o papel dos jovens na construção da sociedade”. Conhecer “as experiências” dos oradores do painel pode ser considerado um ponto de reflexão de cada um dos estudantes presentes na plateia.

Mariana Freitas, mestranda em Gestão foi uma das estudantes da UMInho a assisir ao painel sobre estratégias para o sucesso. Actualmente desempregada, a jovem de 31 anos assume a importância dos testemunhos que esta manhã ouviu. “As coisas que foram aqui ditas, as questões interpessoais, as experiências ao longo da vida fazem o caminho do sucesso”, começou por referir. Além disso, do que ouviu ficou com a ideia de que “não definimos o sucesso só pela média, mas sim pelas experiências ao longo da vida”, disse.

No primeiro painel dedicado ao tema “Estratégias para o Sucesso”, os estudantes ouviram profissionais com vários anos de experiência profissional. Luis André Alves, psicólogo da equipa principal do FCP deu o seu testemunho deixando aos alunos a mensagem de que a motivação e o gosto por determinada área é determinante para o sucesso. Sem desvalorizar o impacto que um curso universitário pode ter na vida de um profissional, Luis Alves alertou para a importância de cada um seguir a área que efectivamente gosta e o concretiza.

Fernando Parente, formado em desporto e educação física e actual Director do Departamento Desportivo dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho desafiou os jovens a participar em movimentos associativos e em actividades extra-curriculares diversificadas, estando sempre abertos a novas oportunidades. A formação universitária vai ser sempre valorizada pelo próprio estudante nalgum momento da sua vida profissional, mesmo que não corresponda à sua base de formação.

Jorge Lopes, licenciado em Marketing e director executivo da PEV Entertainmente também realçou a pró-actividade e abertura a novas aventuras e oportunidades para o sucesso profissional.


“Sonhos da Juventude” foi o tema do segundo painel. “Jovens de Futuro” é a discussão que encerra mais uma edição do Capital da Juventude.


* As tertúlias contam com a moderação da equipa de Informação da Rádio Universitária do Minho.

Áudio:

Declarações de Nuno Reis, presidente da AAUM, e Mariana Freitas, estudantes a assistir ao seminário

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv