AAUM quer saber quanto gasta um aluno a estudar na UMinho

A nova Direcção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) quer promover um estudo aprofundado junto dos estudantes da Universidade do Minho (UM) que permita perceber quanto gasta, em média, um aluno deslocado. Nuno Reis, novo presidente da estrutura, afirma que é preciso actualizar os dados até porque entre as preocupações está o preço do alojamento que tem subido significativamente nos anos mais recentes.

Ontem à noite na RUM, onde concedeu a primeira grande entrevista enquanto presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, o estudante de Engenharia e Gestão Industrial explicou que nesta altura a direcção “está a reunir com as entidades que farão o estudo”. A AAUM espera a contribuição do ObservatoriUM, mas também da Escola de Economia e Gestão, entre outras escolas da instituição. 

Trata-se da “primeira missão da AAUM este ano, “perceber exactamente qual é que é o custo de vida de um estudante deslocado da Universidade do Minho”, disse. Depois dos resultados, a AAUM pretende “começara estudar soluções e a perceber em que parte é que se pode reduzir”, reconhecendo, desde já, que “o alojamento é um problema que está a afectar os estudantes da UMinho.

Nuno Reis lembrou que durante vários anos a Universidade do Minho “usou como bandeira”, comparativamente com outras instituições de ensino Superior do país, o custo de vida mais reduzido nas cidades de Braga e Guimarães”, mas o aumento do preço das rendas nos anos mais recentes está a prejudicar os alunos deslocados, podendo, no futuro, tornar-se um problema sério no que à própria atractividade da instituição respeita.

Recorde-se que o novo Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, também sinalizou este problema no passado mês de Novembro. As residências universitárias estão praticamente lotadas, quando se perspectiva um aumento de cerca perto de cinco mil estudantes da UMinho até 2022. Ainda assim, não existe, por enquanto, nenhuma linha de financiamento para a construção deste tipo de infra-estruturas. A UMinho conta com duas residências universitárias em Braga e duas na cidade de Guimarães.

A entrevista a Nuno Reis pode em breve ser ouvida na íntegra em podcast no site da RUM. 

Áudio:

Em entrevista ao Campus Verbal e Jornal Académico, novo presidente da AAUM admitiu preocupação quanto ao valor das despesas actuais dos alunos da Universidade do Minho.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv