AAUM “vê com bons olhos” proposta do PSD

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) vê “com bons olhos” a proposta do deputado social-democrata Simão Ribeiro que pretende proibir as universidades de aplicarem taxas suplementares aos estudantes que usam as cantinas e as residências universitárias.

Este é um projecto de lei que já deu entrada na Assembleia da República e resulta de uma iniciativa do jovem deputado social-democrata, mas que não constitui novidade face ao que tem sido defendido por associações académicas e estudantis nacionais nos últimos meses.

Ouvido pela RUM, Bruno Alcaide, presidente da AAUM, lembrou que esta reivindicação “já faz parte da agenda de trabalho” dos representantes dos estudantes, mas frisou que a posição assumida pelo PSD pode dar mais força a uma luta antiga. “Aquilo que acaba por acontecer é que esta proposta vem dar força a uma pretensão que há muito foi apresentada”, esclareceu o estudante minhoto.

“Na semana passada reunimos com o ministro Manuel Heitor e tivemos oportunidade de colocar esta questão, novamente, em cima da mesa. Ele assumiu que estará disposto para iniciar esse debate com as instituições de ensino superior e era pretensão dele que estas não tivessem a intenção de aumentar esses preços, principalmente nas questões da alimentação e alojamento”, acrescentou.

Bruno Alcaide afirmou que é necessário que haja espírito de missão das universidades e serviços de acção social.

“Não só para não tornar esta decisão muito volátil ou permeável a grandes mudanças, importa garantir que no enquadramento da sua missão social, estes apoios devam ser mais estáveis”, disse o presidente da AAUM que lembrou que esta é uma “reivindicação antiga e que ganhou mais força desde o “Caderno reivindicativo do movimento associativo nacional”. Alcaide sublinhou que espera “um entendimento por parte do ministério relativo a esta mesma temática”.

Recorde-se que o projecto de lei que deu entrada na Assembleia da República sugere que os preços das senhas de cantina e do alojamento universitário tenham como base uma percentagem fixa do Indexante de Apoios Sociais (IAS) e não o salário mínimo nacional, tal como acontece até aqui.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv