ABC/UMINHO conquistou Taça de Portugal

O ABC de Braga conquistou hoje pela 12.ª vez a Taça de Portugal de andebol, ao bater o Sporting na final por 33-35. O jogo decorreu no Pavilhão Municipal de Fafe.
A formação bracarense vencia ao intervalo por 14-19, mas a recuperação dos leoninos levou o jogo a prolongamento com empate a 30 golos.
Os academistas conseguiram vantagens de quatro e cinco golos durante a primeira metade, fazendo do sistema defensivo a sua fortaleza. No ataque, com oito golos (somou 10 em todo o jogo, sendo o melhor marcador), Pedro Spínola foi o grande ‘bombardeiro’. Ao intervalo, o ABC/UMinho vencia por 14-19.
Na segunda metade, a diferença no marcador foi-se mantendo e apenas nos últimos 15 minutos é que o Sporting CP a conseguiu diminuir, chegando ao empate aos 57 minutos. Já dentro do último minuto, Pedro Seabra fez o 30-29. A 13 segundos do fim o Sporting igualou o marcador através de um livre de sete metros que deu o empate aos sportinguistas.
Já dentro do prolongamento, Emanuel Ribeiro foi o protagonista, ao defender, entre outras bolas, um livre de sete metros batido por Janko Bozovic, e segurando a vantagem do ABC no marcador.
O ABC de Braga sucede, assim ao Benfica na conquista da 12.ª Taça de Portugal, aproximando-se do Sporting que tem 15.
