ABC/UMinho pede apoio dos adeptos na recepção ao Benfica

A atravessar um momento difícil, o ABC/UMinho defronta pela segunda jornada consecutiva uma das equipas mais temidas do campeonato de Andebol 1. Este sábado, Carlos Resende regressa à Catedral do Andebol português numa altura em que o ABC, além de resultados menos bons e de estar no 7º lugar da tabela classificativa, tem contado com menos apoio nas bancadas.
O Pavilhão Flávio Sá Leite já teve mais adeptos, apoio que antigamente era temido pelos adversários e sempre visto como mais um elemento na equipa dos academistas. Agora o cenário é outro e nesta fase difícil o treinador Jorge Rito vê como uma boa oportunidade uma mobilização dos adeptos à casa onde sempre se respirou andebol.
Jorge Rito diz que defrontar o Benfica nesta fase “é um momento de grande oportunidade” para os jogadores mostrarem a garra do ABC e o valor que a equipa tem, ainda que assuma que “por todas as razões é um jogo difícil”.
“Continuamos a ser o académico de Braga, temos tido um campeonato algo inconstante, mas a equipa dá o seu máximo e empenha-se diariamente para conseguir os melhores resultados ao fim-de-semana, mas nem sempre é possível”, reconheceu.
Na conferência de imprensa de antevisão, o treinador assegurou que o ABC “não vai correr menos do que o Benfica” e que vai lutar pelo triunfo.
Com um calendário difícil, o técnico lembra que “os jogos têm que ser jogados independentemente da altura” e diz que independentemente de tudo são partidas com equipas “que têm armas desiguais”, referindo-se a FCP, Benfica e Sporting. Apesar disso, Jorge Rito realça que é mais uma “excelente oportunidade para a equipa provar o seu valor”.
Jorge Rito reconhece que “a mística do ABC vem das bancadas e do ambiente contagiente que fazem chegar aos jogadores”, e lamenta que, “por várias razões”, essa mística não se faça sentir há algum tempo no Pavilhão Flávio Sá Leite. Por isso, o técnico aproveitou a conferência de imprensa desta sexta-feira para pedir o apoio dos adeptos.
“Que consigam perceber o momento delicado que a equipa está a passar, que é necessário o apoio de todos”, desabafou.
“Vamos correr mais do que o Benfica” – André Rei
André Rei foi a voz do plantel academista. Há um ano em Braga o jogador diz que a equipa vai correr mais do que o Benfica e mostrar toda a garra dentro de campo para perseguir o objectivo de conquistar três pontos importantes para as contas na recta final da 1ª fase. O jogador diz que a ambição “nunca se alterou” e que este sábado é com confiança e determinação que vão entrar para o desafio.
O jogador aproveitou também o momento para pedir o apoio dos adeptos bracarenses nas bancadas do Pavilhão Flávio Sá Leite.
Seria importante termos um psicólogo na equipa técnica – Jorge Rito
O treinador não esconde que é evidente que a equipa “não está feliz com aquilo que tem andado a fazer”, ainda que a dedicação de todos seja diária. Na abordagem ao sentimento anímico do plantel, Jorge Rito tocou num ponto novo: a importância de ter um psicólogo a trabalhar na equipa.
Jorge Rito levantou mais uma das fragilidades evidentes do ABC/UMinho face a outras equipas do campeonato de Andebol 1, e reconheceu que apesar desta ser uma área importante a trabalhar, está fora do alcance do clube, pelo menos por enquanto.
“Não temos nenhum psicólogo e acho que podia ser uma área de intervenção no futuro, mas neste momento não há condições para fazer isso. Cada vez é mais vulgar a integração de especialistas de outras áreas na equipa técnica”, atestou. Por isso o técnico do ABC diz que a psicologia é “feita à base do trabalho, do incentivo, do carinho e do respeito pelos atletas”.
Não estão equacionados reforços
Quanto a novos reforços, Jorge Rito diz que não está em vista a integração de qualquer jogador na equipa para o que resta do campeonato.
Áudio:
Jorge Rito e André Rei no lançamento do encontro
