ABC/UMinho aposta em dez atletas vindos da formação para a nova época

Lutar pela conquista do Campeonato Andebol 1 está fora dos planos do ABC/UMinho. Os responsáveis do emblema minhoto encaram a nova época desportiva com cautela, depois de o clube não ter garantido presença no Grupo A – fase de apuramento do campeão – na temporada anterior.

Na apresentação do plantel, que decorreu esta quarta-feira, no Pavilhão Flávio Sá Leite, o treinador Jorge Rito assumiu que o principal objectivo é “fazer um pouquinho melhor do que no ano passado”, apesar de considerar uma tarefa “difícil”. “As equipas que marcaram presença no grupo A ainda se reforçaram mais”, refere.


O ABC/UMinho é um dos clubes com mais palmarés no andebol nacional. Apesar disso, no entender do treinador, o estatuto que o clube tem está longe de ser suficiente para colocar os minhotos no lote de candidatos ao título. “Não somos ingénuos ao ponto de pensar que podemos lutar com Benfica, Porto ou Sporting. Isso é impensável neste momento”, atira.



Três reforços e a aposta declarada na formação

O plantel sofreu uma grande remodelação, com a saída de jogadores influentes e com os novos rostos da equipa a transitarem, em grande parte, da formação do clube. Dos 19 atletas que integram a equipa, seis são ex-juvenis e quatro estão no primeiro ano de sénior. 


O pivô georgiano Erekle Arsenashvili (ex: Diomidis Argous, da Grécia), o lateral esquerdo João Fernanes (ex: Chev Diekirch, do Luxemburgo) e Diogo Duarte, que regressa de empréstimo ao Fermentões, são, até ao momento, os reforços para a nova temporada.

Jorge Rito mostra-se conformado em relação ao plantel, realçando que “não há condições para ter melhor equipa”. Contudo, espera ainda a chegada de reforços “o mais rápido possível”. Em cima da mesa está a possibilidade de haver a contratação de dois laterais, tal como foi adiantado pelo presidente Rui Silva. 


No plantel do ABC, há apenas dois jogadores com mais de 26 anos. Um deles é o guarda-redes Humberto Gomes, com 41. 


Com o dobro da idade de mais de metade dos colegas, o internacional português, que foi campeão nacional pelo clube minhoto em 2015/2016 – Hugo Rocha, de 36 anos, é o outro resistente -, considera que é preciso mudar algumas mentalidades. “Tenho como objectivo incutir nos atletas mais novos o que é ser ABC porque, infelizmente, nos últimos anos, acho que faltou um bocado isso”, refere.


Problemas financeiros continuam a ser uma realidade

O facto de o plantel ter muitos jogadores da formação está relacionado com as dificuldades financeiras que o clube atravessa. O presidente Rui Silva não esconde esse cenário e adianta que o orçamento para esta época, a nível global, é “ligeiramente mais baixo” do que o da temporada passada, que rondou os 400 mil euros.

“Menos de metade desse valor é para o plantel sénior”, acrescenta, lembrando que o clube tem outros encargos, como a organização de 15 equipas no total de todos os escalões, incluindo também as equipas femininas. 


A última temporada foi a mais complicada para o ABC/UMinho, tendo ficado no primeiro lugar do Grupo B, o que equivaleu ao sétimo posto na primeira divisão nacional de andebol. Rui Silva considera o resultado como “mau” e justifica esse momento também com os problemas financeiros que o emblema minhoto vive.

“Temos de ter a percepção que é o resultado de épocas diferentes. Tivemos alguns títulos, mas isso não foi acompanhado em termos de patrocínios”, afirma. Rui Silva admite mesmo que o clube ainda continua a viver “grandes contrangimentos financeiros”.

ABC/UMinho estreia-se frente ao Belenenses

O clube minhoto tem um início de campeonato exigente. O ABC/UMinho começa a temporada no Pavilhão Flávio Sá Leite, que é ainda a sua casa, diante do Belenenses, no dia 31 de Agosto, seguindo-se deslocações aos redutos do Benfica e do Sporting. 

No meio das partidas frente a estas duas equipas recebe o recém-promovido FC Gaia. O emblema minhoto fecha a fase regular na condição de visitado contra o Maia/ISMAI, num encontro agendado para 7 de Março de 2020.

Antes do arranque oficial, o emblema bracarense participa ainda este fim de semana no Torneio de Verão Luís Gonçalves, que conta com um total de seis equipas da primeira e segunda divisões nacional.

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv