ACAPO sensibiliza condutores e peões na rua do Caires

Durante a manhã desta sexta-feira, a ACAPO – Associação dos cegos e amblíopes de Portugal, e a Polícia Municipal estiveram na Rua do Caires perto da estação ferroviária, a sensibilizar peões e condutores para os cuidados a ter na via pública para melhorar a segurança das pessoas com deficiência visual. Recorde-se que esta é uma das vias onde são registados mais atropelamentos no concelho.

Paula Azevedo, terapeuta na delegação de Braga da ACAPO, alerta para a “falta de sinalização dos locais de perigo, assim como pisos tácteis para os deficientes visuais. A essas características juntam-se as barreiras arquitectónicas e os veículos estacionados em cima dos passeios o que brigada estas pessoas com necessidades especiais a deslocarem-se nas estradas”.

Outro dos pontos essenciais desta iniciativa de sensibilização passa por informar os condutores sobre os cuidados a ter nas travessias. “Acontece muitas vezes que as pessoas passam a primeira faixa das passadeiras e o condutor já está a arrancar, por isso essa é uma das informações a que damos especial ênfase. Para além de  explicar que “não devem buzinar”.

No que toca aos peões, a terapeuta indica que muitos bracarenses mostram desconhecimento sobre o objectivo dos pisos tácteis, daí que considere fulcral “passar esse conhecimento assim como formas de ajudar um invisual a atravessar as passadeiras em segurança”. 

Esta iniciativa está ainda inserida no âmbito da Semana Europeia para a Mobilidade e no Dia Mundial da Bengala Branca celebrado no passado dia 15 de Outubro.

Áudio:

Motivações que levaram a esta acção de sensibilização pela voz da terapeuta da delegação de Braga da ACAPO, Paula Azevedo. 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv