ACB assina protocolo que ajuda empresas na CPLP

A Associação Comercial de Braga assinou, esta sexta-feira, um protocolo com a Global CPLP Iuris. Aos microfones da RUM Domingos Macedo Barbosa, Presidente da Associação Comercial de Braga, indicou que este acordo vai trazer aos associados uma “maior segurança” quando quiserem efectuar negócios com países que pertencem à Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
“Muitos já estão nesses países e encontram problemas, porque surgem lá desamparados e com desconhecimento da legislação de cada país. Só quando estão envolvidos em problemas é que depois descobrem que deviam ter acautelado esse lado da actividade empresarial. Com este protocolo está disponível uma ferramenta para que os empresários consigam abordar melhor os seus negócios nesses países”, realça.
Já Orlando Carvalho, Presidente da Direcção da Global CPLP Iuris considera o acordo “muito interessante”, salientando que neste momento a ACB é “praticamente a única instituição representativa” do sector empresarial bracarense. ” A ideia é colocar à disposição das associações um conhecimento especializado do direito nos países da CPLP”, explica.
O resposável adiantou que a Global foi recentemente “convidada” pela Confederação Empresarial da CPLP para “coordenar” o processo de agregação dos centros de arbitragem deste países, ou seja, o objectivo é “criar” mecanismos de segurança para os negócios que sejam realizados. Esta associação vem assim assegurar, a nível financeiro e legislativo, todos os empresários que realizem negócios nos países lusófonos.
Áudio:
Domingo Barbosa, Presidente da Associação Comercial de Braga e Orlando Carvalho, Presidente da Direcção da Global CPLP Iuris em declarações à RUM.
