Afinal, quem é o proprietário do Largo de S. Francisco?

A autarquia de Guimarães vai criar uma comissão para averiguar quem é o proprietário do terreno do Largo de S. Francisco, no centro da cidade. O espaço foi reabilitado em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura e, na altura, a Câmara considerava-o espaço público. Ainda assim, a Irmandade de S. Francisco reclama que o espaço é privado.


Domingos Bragança explica que a comissão irá avaliar as origens do terreno e será composta por três membros, um representante da Câmara, outro da Ordem de S. Francisco e um técnico de comum acordo entre as duas entidades. Para o autarca este é o melhor modo e mais pacífico,” tendo em conta que as entidades se entendem”, disse. “A pesquisa abordará centenas de anos”, acrescentou.


As divergências quanto à propriedade do terreno deveram-se ao estacionamento abusivo, e, à dificuldade de decidir quem deveria “organizar o espaço”, explica o autarca.

A questão surgiu devido a uma questão do vereador do PSD, André coelho Lima. O social-democrata lembrou que a autarquia gastou dinheiro público na requalificação de um espaço que poderá ser privado. “Apenas hoje percebemos que há duvidas quanto ao proprietário do espaço. A Câmara interveio num espaço que não sabia ser seu”, lamentou.


André Coelho Lima diz que a comissão deveria ter sido criada antes da intervenção em 2012, ou, pelo menos, logo após a descoberta das dúvidas. 

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv