Água. Governo quer municípios menos populosos na discussão

É necessário envolver os municípios menos populosos na discussão da utilização da água e da educação ambiental. A ideia foi passada por Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, esta terça-feira, na abertura do Seminário de Comunicação e Educação Ambiental “Falar Dentro de Água”. A iniciativa da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas decorre ao longo do dia de hoje no Fórum Braga.
O governante lamentou a falta de informação e comunicação acerca da educação ambiental nos municípios mais pequenos. “Quem está aqui de um entidade gestora com menos de 20 mil habitantes? 50% de entidades gestoras desses municípios geralmente não vêm aos fóruns onde se promove esta questão”, lamentou. Nestes casos, “podem ter alguém dedicado a comunicação da política municipal. Agora, focados na água, seguramente, não têm”, referiu.
O Secretário de Estado do Ambiente deixou um desafio aos organizadores para que atraiam municípios que estão fora da discussão. “Este é o primeiro desafio que deixo sabendo que a APDA criou um grupo de trabalho para essa área. Devem chegar a essas entidades para os atrair para estes fóruns de reflexão. Há muitos territórios fora da discussão. Se não esta aqui, essa será a primeira circunstancia que nos faz falhar nesta comunicação”.
O Seminário de Comunicação e Educação Ambiental “Falar Dentro de Água” decorre ao longo de todo o dia no Fórum Braga. Na sessão de abertura também marcaram presença Rui Godinho, presidente do Conselho Diretivo da APDA e Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE.
Áudio:
As declarações do governante Carlos Martins.
