“Alternativa por Braga” quer assumir-se como herdeiro da CeM

“Sem a inércia do presente e sem os erros do passado”. É desta forma que o movimento “Alternativa por Braga” se apresenta com listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Braga. As listas de candidatos foram entregues esta segunda-feira no Tribunal de Braga.
Apoiado pelo partido “Nós, Cidadãos”, Armando Caldas, médico de 52 anos, é o candidato à câmara bracarense e pretende criar uma nova linha de desenvolvimento para uma cidade que “tem muito potencial por explorar”. “Temos um trânsito caótico, a cidade está desarrumada e no campo da cultura e mobilidade podemos fazer muito mais”, criticou o candidato que assumiu que pretende “dar uma alternativa para as pessoas que não se revêm no actual modelo e equipa de gestão e não estão disponíveis para regressar a um passado que não foi tão bom quanto isso”.
Armando Caldas deixou várias críticas ao actual mandato liderado por Ricardo Rio e sublinhou que o mesmo fica marcado pela “desilusão dos bracarenses”.
“Os bracarenses esperavam mais de Ricardo Rio e há uma desilusão face a esta gestão que vai fazendo umas festinhas, mas que não tem projectos para alavancar a cidade”, frisou o candidato que destacou a transparência na gestão autárquica como sendo outras das prioridades assumidas pelo movimento que encabeça.
A remunicipalização da AGERE assume-se, igualmente, como outras das bandeiras eleitorais do “Alternativa por Braga”: “Se se prosseguir com este processo de privatização da água, daqui a anos, nem a água que nos cai do céu vamos ter. A herança de uma AGERE privatizada é uma herança complicada, semelhante à questão dos parcómetros e outras que comprometem o nosso futuro. A água não deve ser objecto de negócio”, enfatizou o candidato.
Armando Caldas, ex-militante do Partido Socialista e candidato à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, nas autárquicas de 2013, assumiu que o partido “Nós, Cidadãos” é “uma barriga de aluguer” para um movimento independente que “já existe há alguns anos” e que vai de encontro à sua vontade pessoal. Caldas sublinhou que a “Alternativa por Braga” se sente “herdeira da Cidadania em Movimento (CeM)” que apresentou candidatura em Braga há quatro anos, elegendo dois deputados para a Assembleia Municipal.
“Pretendemos continuar esse trabalho e o objectivo é aumentar o resultado da CeM que foi um projecto inovador na cidade e é pena que não tenha continuado. Somos herdeiros desse projecto e inspirámo-nos na CeM para dar uma alternativa a Braga, para que a cidade não fique refém nem de PS, nem de PSD”, acrescentou Armando Caldas que sublinhou o desígnio de “eleger um vereador”, um resultado que “seria muito bom” face às aspirações do movimento e aos “parcos apoios financeiros” que terão ao dispor ao longo da campanha.
Pedro Pinheiro Augusto assume candidatura à Assembleia Municipal
Pedro Pinheiro Augusto, engenheiro civil de profissão, assume-se como candidato à Assembleia Municipal. O candidato é, aliás, o único filiado no partido “Nós, Cidadãos” nesta lista em Braga. Pedro Pinheiro Augusto explica que o “Alternativa por Braga” surge nesta eleições com “uma ideia amadurecida” de cidade, mas sem uma ideologia política vincada como base do programa eleitoral. Desse documento destaca a mobilidade, a economia, o ambiente e a acção social como sectores onde se vai centrar mais atenção durante a campanha eleitoral para as eleições do próximo dia 1 de Outubro.
Lista de candidatos à Eleição da Câmara Municipal de Braga:
Armando Emílio da Costa Caldas
Rui Rodrigues dos Santos
Maria Manuela Matos Alves
Guilherme Alberto Gomes da Costa
João Ricardo Correia de Carvalho
Cláudia Antunes Machado
João Ricardo Tinoco Duro
Ana Rita Coutinho Pinheiro Augusto
Maria Antonieta de Almeida Valente
Arnaldo José de Almeida Valente de Seabra
Adérito Nelson Miranda de Oliveira
Lista de candidatos à Eleição da Assembleia Municipal de Braga:
Pedro Nuno Coutinho Pinheiro Augusto
Guilherme Alberto Gomes da Costa
Cláudia Antunes Machado
Hernâni Baptista Monteiro
Nuno Manuel da Silva Ferreira Simões
Maria Fátima Fernandes Ferreira
Vítor Manuel Ferreira da Silva Albuquerque
Maria Manuela Matos Alves
Ana Rita Coutinho Pinheiro Augusto
Arnaldo José de Almeida Valente de Seabra
Aurora Maria da Silva Dias
