Altice FORUM Braga a caminho dos 2 ME em facturação

Num ano, o Altice FORUM Braga facturou 1 milhão 510 mil euros. Os dados foram revelados esta quarta-feira à tarde no Fórum Económico inserido na quarta Semana da Economia de Braga. 

O presidente da InvestBraga afirma não ter dúvidas de que são “números muito significativos face ao passado recente” do antigo PEB. Até ao final do ano Ricardo Rio prevê que o Altice FORUM Braga alcance os 2 milhões e 76 mil euros de facturação.  A nova gestão do FORUM contabiliza quase 400 mil visitas e 200 eventos realizados até ao presente mês de Junho de 2019. 

Conforme a RUM já tinha adiantado no início desta semana, a InvestBraga em conjunto com 90 empresas parceiras superou em 2019 e de forma “avassaladora”, segundo o autarca, as metas estipuladas para o ano de 2020. Ao nível do investimento, a InvestBraga conseguiu um total de 528 milhões de euros, e em termos de criação de emprego foram mais 2.400 os postos de trabalho gerados.


Ricardo Rio confessa que esta série de bons resultados significa também um aumento de responsabilidades no que toca à criação de “condições de sustentabilidade para o futuro”. Ao longo dos cinco anos de existência a InvestBraga já acompanhou mais de 500 projectos.


Para o presidente da InvestBraga não existem dúvidas que o Altice FORUM Braga é uma mais valia para a cidade dos arcebispos, uma vez que o espaço “reúne todos os requisitos para acolher eventos de várias naturezas” que podem ir desde a cultura, ao desporto e turismo de negócios. 



Braga poderia ocupar o terceiro lugar na tabela de concelhos mais exportadores

A lista de concelhos mais exportadores do país é encabeçada por Lisboa seguida de Palmela, Famalicão, Setúbal e Maia. Este ano a cidade dos arcebispos subiu mais um lugar na tabela, ocupando agora o sexto posto, à frente de Vila Nova de Gaia. 

De 2013 a 2019, Braga registou um aumento de 105% e, consequentemente, um crescimento de 93 milhões de euros em 2018. 

Ainda assim, o concelho de Braga poderia receber a medalha de bronze caso o volume de exportações da APTIV fosse contabilizado para a cidade dos arcebispos. 

“Há uma empresa localizada no Concelho de Braga que exporta mais de 500 milhões de euros, e que tem sede em Lisboa. Portanto, em termos do impacto real na economia, Braga exporta mais de dois mil milhões de euros e consolida a sua posição como o terceiro maior município exportador do país”, explicou Ricardo Rio, atribuindo o mérito destes “resultados extraordinários” ao dinamismo dos empresários e empresas instaladas no Concelho. 

500 empresas do concelho de Braga somaram investimento de 280 milhões de euros

Para o Ministro do Planeamento, Nelson Souza, Braga e toda a região do Cávado “são sem dúvida os actores principais” no que toca à “utilização dos fundos estruturais”. Nelson Souza destacou o “Clube dos fornecedores” que tem vindo, com a ajuda de grandes empresas, a ajudar as pequenas e médias empresas a tornarem-se mais “inovadoras, competitivas e criativas”.

No total, o ministro avança que foram apoiadas 500 empresas, o que se traduz num investimento de mais de 280 milhões de euros.  

Áudio:

O presidente da InvestBraga e autarca bracarense, Ricardo Rio, a dar nota dos resultados da agência e do Altice FORUM Braga. 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv