Altino Bessa afasta hipótese de voltar à AR

Altino Bessa afasta a possibilidade de ser o cabeça de lista de Braga do CDS-PP nas próximas legislativas.
Questionado pela RUM, o actual presidente da concelhia de Braga da coligação de centro-direita afastou taxativamente a hipótese de voltar a ser deputado – lugar que ocupou em quatro legislaturas, até 2015 – mas considera que a escolha deve recair em alguém “que represente, efectivamente, os eleitores do distrito de Braga”.
Altino Bessa foi uma das vozes mais activas do CDS quanto ao critério do partido na escolha dos cabeça de lista dos distritos, cuja decisão passava quase exclusivamente pela direcção nacional. O critério mudou e as distritais têm agora mais poder em relação à escolha, uma decisão que agradou a Altino Bessa: “Concordo com a decisão. Agora, o pressuposto é o de que a direcção nacional indique o cabeça de lista mas que ouça a respectiva distrital. A nossa expectativa é a de que se possa encontrar um nome consensual, que tenha a qualidade necessária e que represente o distrito”.
Apontando às legislativas de Outubro, o actual vereador do Ambiente na Câmara de Braga realça que os eleitores “são cada vez mais exigentes” e vão ter em conta qual é o deputado a eleger da sua região.
“Ficou provado nas últimas legislativas que nós elegemos deputados. António Costa governou nos últimos quatro anos sem ganhar as eleições, por isso é a maioria parlamentar que conta. Cada vez mais os eleitores são exigentes e não vão votar apenas e só pelas lideranças nacionais, vão votar também de acordo com as escolhas distritais, porque são essas escolhas que estão a eleger directamente, e são esses [deputados] que os representam na sua região”, concluiu.
Áudio:
Altino Bessa não quer voltar a ser deputado
