Aluno da UM em destaque no arraque do Mundial Universitário

Pedro Miguel Lopes, estudante da Universidade do Minho, foi o melhor português na primeira prova do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo. A prova arrancou esta terça-feira e termina sábado. Braga acolheu, esta terça-feira, a primeira prova da competição que se estende também a Guimarães, Fafe e Póvoa de Lanhoso.
A prova de contrarrelógio individual sagrou campeões Tereza Korvasová e Liam Magennis. Pedro Lopes, estudante vimaranense, foi o melhor português em prova, classificando-se no sétimo lugar da geral. A Variante do Fojo, em Braga foi o “palco” para a prova de estreia do Mundial Universitário de Ciclismo que teve em competição, 19 atletas no feminino e 36 atletas no masculino.
Com 17,26 km de extensão para a prova feminina (duas voltas ao percurso) e 25,89 km para a prova masculina (três voltas ao percurso), o arranque foi dado pelas 12h00 para o feminino e pelas 14h00 no masculino.
Na prova feminina, o pódio compôs-se com Tereza Korvasová, da República Checa, seguida de Marta Lach (Polónia) e Jaqueline Dietrich (Alemanha). Na corrida masculina, o australiano Liam Magennis venceu a prova, seguido de Piotr Konwa (Polónia) e Andreas Miltiadis (Chipre).
Pedro Lopes foi o melhor português em prova ao arrecadar o 7º lugar da geral, com o tempo de 35:36.12. O estudante da Universidade do Minho afirmou que a prova “correu bem”, ainda assim “estava à espera de melhor”. Sobre o que correu menos bem, o universitário afirma que “foi a escolha de andamentos”.
A selecção nacional contou ainda com mais três atletas em prova. André Ramalho foi 13º, Marvin Scheulen foi 17º e Francisco Moreira 24º. No feminino, a única portuguesa em prova, Soraia Silva, ficou no 9º lugar ao fazer a prova em 28:20:13. A média da melhor volta no feminino foi de 41,86 km/h.
Esta quarta-feira decorre a prova BTT XCO, a qual terá lugar no Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), com início pelas 10h30 (competição feminina) e pelas 14h30 (competição masculina).
