Alzheimer Portugal lança desafio a todas as gerações

O Mês Mundial do Alzheimer arranca hoje com uma iniciativa pioneira. A Alzheimer Portugal desafia os portugueses de todas as idades a partilhar as memórias que gostariam de guardar para sempre. O primeiro rosto conhecido a alertar para a doença e a escolher uma memória é o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa respondeu de forma afirmativa para alertar para a demência que já atinge 130 a 140 mil portugueses.
Outras figuras públicas irão partilhar também os seus próprios vídeos, uma vez que o objectivo passa por sensibilizar todas as gerações para o Alzheimer.
Em entrevista à RUM, José Carreira da Alzheimer Portugal explicou que os portugueses “dos oito aos oitenta são convidados a gravar uma memória em vídeo que gostariam de nunca perder”. Depois disso, devem partilhar a sua memória nas redes sociais, convidando três pessoas amigas a fazer exactamente o mesmo. O número três está relacionado com o facto de a cada três segundos, no mundo, é diagnosticada uma pessoa com Alzheimer. Na partilha, a pessoa deve usar as hastags #memoriaparaguardar e #passeiodamemoria.
Muitos portugueses associam o aparecimento desta doença apenas a pessoas mais velhas, ainda assim, o Alzheimer pode chegar bem cedo, progredindo ainda mais rápido do que quando detectada em idosos. A prevenção deve começar nos mais jovens e os conselhos são vários. Entre eles, José Carreira aconselha um estilo de vida saudável, evitar fumar, manter a actividade física e o contacto social. “O isolamento social pode ser um factor de risco bastante forte para que as pessoas possam desenvolver esta demência”, alerta. Além destes conselhos, a depressão ou suspeitas de depressão “deve ser devidamente trata”.
Em Portugal existirão cerca de 130 a 140 mil pessoas com demência de Alzheimer. Ainda assim, a associação alerta que além deste número é preciso olhar para os cuidadores. “Este número fica aquém porque quando temos uma pessoa com demência há pelo menos um cuidador. Se tivermos em atenção que em cada agregado familiar haverá em media três a quatro pessoas, facilmente estamos a falar de 700 mil portugueses que todos os dias têm este desafio”, sublinhou o presidente da Alzheimer Portugal.
Os cuidadores de pessoas com esta demência são outra preocupação da Alzheimer Portugal que disponibiliza, de segunda a sexta-feira, uma linha de apoio para dar alguns conselhos àqueles que enfrentam o desafio de lidar diariamente com a doença.
O cuidador “precisa de boa informação porque só pode cuidar bem se estiver bem”, começa por referir José Carreira. “O cuidador é muitas vezes apanhado completamente de surpresa” e por isso precisa de se informar, de contactar o médico de família e recorrer ao apoio daqueles que já vivenciaram ou atravessa essa experiência de lidar diariamente com alguém portador de Alzheimer.
Braga realiza passeio da memória a 24 de Setembro
O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal. Decorre em datas diferentes um pouco por todo o país. Em Braga o passeio está agendado para 24 de Setembro.
