Arco da Porta Nova “diferente” até Outubro

Em Braga, o Arco da Porta Nova está diferente do habitual. Desde ontem e até meados de Outubro, um dos principais emblemas da cidade dos Arcebispos conta com uma instalação artística levada a cabo por três estudantes finalistas do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dona Maria II. O desafio foi lançado pelo município, através do Serviço Educativo Integrado, com o objectivo de interagir com os estudantes do ensino secundário, algo que acontece com mais frequência com outros graus de ensino, lembrou a vereadora da Educação na inauguração do trabalho.

O projecto vencedor contou com a dedicação de três estudantes finalistas, Rafael Alves, Maria Loureiro e Abílio Queirós, do Agrupamento de Escolas Dona Maria II e é uma obra baseada em diferentes espaços de referência na cidade, contando, entre outros, com elementos do Palácio do Raio ou da Sé de Braga.

Denomiado ‘Portal de Braga’, a intervenção no Arco da Porta Nova ficará patente até finais de Outubro.

A vereadora da Educação considera que se trata de um desafio importante e de aproximação a estudantes do secundário, ligados à arte, área e grau de ensino que “tem ficado um pouco à margem”. Segundo aquela responsável, o Arco da Porta Nova foi escolhido de forma consensual, propondo uma intervenção em que o resultado final “passasse do projecto para a realidade”. 


Segundo Lídia Dias, a proposta vencedora exigiu “um pedido de autorização à Direcção Regional de Cultura do Norte”. “Tudo foi feito em conformidade e devidamente autorizado. É uma intervenção temporária e ficará até meados de Outubro, a menos que aconteça algo que não dignifique esta que é uma entrada maior da cidade”, explicou.

A vereadora da Cultura reforçou ainda a importância de “chamar os jovens a olhar o seu património e a fazer uma intervenção artística num projecto com a particularidade de todos os elementos serem resultado de uma comunhão de outros monumentos da cidade”.

A obra dos estudantes de Artes Visuais da Escola Dona Maria II foi a vencedora, das sete submetidas a concurso e que mereceram o acompanhamento do escultor Alberto Vieira.

Três propostas mais votadas pelo júri constituído por três arquitectos e a vereadora da Educação, Lídia Dias:

1º lugar: PORTAL DE BRAGA [Escola Secundária Dona Maria II – orientação da professora Cidália Freitas];

2º lugar: UMA PORTA NOVA [Escola Secundária Dona Maria II – orientação do professor João Vieira];

3º lugar: BRACORA [Escola Secundária Alberto Sampaio – orientação da professora Cristina Cunha].

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv