Área da Quinta Pedagógica de Braga vai duplicar

A Câmara Municipal de Braga já é proprietária dos terrenos contíguos à Quinta Pedagógica e vai ampliar este equipamento municipal. Este já era um objectivo definido pelo executivo desde que tomou posse em 2013 e, agora, vai poder dar início aos trabalhos no local onde até aqui fazia manutenção e limpeza.

Estes terrenos são resultado de uma cedência de espaço público depois da construção de loteamentos nas imediações da Quinta Pedagógica. O promotor da obra já está, inclusivamente, a construir uma passagem aérea de acesso ao local, uma vez que ficou comprometido a fazê-lo aquando da construção do espaço habitacional.

A área total que agora é posse do município é maior do que aquela que a Quinta dispõe atualmente.

Serão 17, 6 mil metros quadrados num local acrescidos de 12,4 mil num outro. Ao todo, cerca de 2,9 hectares são propriedade do município que vai aproveitar para fazer crescer o equipamento sob a tutela do pelouro do ambiente.


“É o único local para onde a Quinta Pedagógica poderia crescer. Vamos desenhar um modelo dentro daquilo que pretendemos para este alargamento da Quinta”, assumiu o vereador Altino Bessa que avançou que no local passa a ribeira de Crastro e que “a ideia é que a Agência Portuguesa do Ambiente deixe integrar esta parte da ribeira na Quinta e aproveitá-la para todo o potencial que possa ter e fazer assim uma bacia de retenção”.

Este será um equipamento que vai ganhar uma dimensão que dará mais centralidade ao mesmo. “Garantimos o futuro e crescimento da quinta em termos de área e dimensão que nos vai permitir dar uma oferta diferente, maior e com outro tipo de equipamentos no futuro”, explicou o vereador que, entre outros projectos, explicou que a construção de um picadeiro no local poderá ser uma opção. Ainda assim, Altino Bessa referiu que esta nova área “deve ser uma área diferenciadora da que existe e que possa ter outro tipo de oferta que até pudesse ser partilhada com a população que vive neste espaço adjacente”.

Altino Bessa refere que não há pressas para se avançar para a obra que irá ser “aquilo que o município entender investir” no alargamento. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv