ARS Norte multa Hospital de Braga por atrasos

A deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga afirma que o Hospital de Braga tem sido multado pela ARS-Norte por atrasos na lista de espera para consultas de diferentes especialidades. A denúncia foi feita por Carla Cruz esta segunda-feira, no final de um encontro naquela unidade de saúde com o gestor público, Pedro Esteves.
Mais uma vez, Carla Cruz considera que os dados apresentados comprovam que é necessário colocar um ponto final na parceria público privada com o Grupo Mello.
No encontro terá sido confirmado que a ARS-Norte tem atribuído “penalizações e multas” porque o Hospital “não está a cumprir com determinadas áreas e valências de urgência que deveria disponibilizar 24 horas por dia, 365 dias por ano”. “Não está a fazê-lo e obriga a que os utentes sejam transferidos para outras unidades hospitalares, designadamente para o Porto”, atirou Carla Cruz.
Os atrasos e não cumprimento dos tempos máximos de resposta garantida estão a acontecer, segundo a deputada, na cirurgia vascular, na endrocrinologia, dermatologia, venereologia ou pedopsiquiatria.
Carla Cruz terá confirmado, junto do gestor público do Hospital de Braga que, aos fins-de-semana e durante a noite, a especialidade de cirurgia vascular não está a ser cumprida e “obriga a que os doentes sejam transferidos para outras unidades hospitalares, nomeadamente para o Porto”.
Numa reacção às denúncias apresentadas pela deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga, o Hospital de Braga adianta que “tem vindo, anualmente, a dar resposta à actividade contratualizada pelo Estado, apelando consecutivamente que esta possa ser ajustada à procura registada por parte dos utentes da região do Minho”.
Na nota pode ainda ler-se que “a qualidade dos serviços de saúde prestados e a segurança do doente e profissional de saúde são, para o Hospital de Braga, pilares essenciais do desenvolvimento da sua actividade”.
“Só assim se explica que por quatro anos consecutivos, de 2014 a 2017, o Hospital de Braga tenha sido considerado o melhor hospital do país, ao obter as melhores classificações em Excelência Clínica no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde e que desde 2015 conquista o lugar cimeiro do grupo de melhores hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde”, pode ainda ler-se no curto esclarecimento da unidade de saúde bracarense.
Áudio:
Carla Cruz, deputada do PCP eleita por Braga
