Associação Portuguesa de Podologia alerta para “falsas” consultas

A Associação Portuguesa de Podologia está a denunciar a falta de cumprimento da lei que regula o exercício da profissão, o que tem originado problemas para a saúde pública. A podologia é a mais recente profissão das ciências da saúde em Portugal, reconhecida pelo Governo Português através da Lei 65/ 2014, que atribui competências de diagnóstico e tratamento das doenças dos pés.
No entanto, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Podologia, Manuel Portela, estão a chegar à instituição inúmeras queixas da parte de doentes que dizem-se “enganados”, uma vez que têm vindo a aumentar o número de estabelecimentos que publicitam consultas de podologia, porém não contam com habilitações para proceder aos tratamentos em questão.
Em declarações à Universitária, Manuel Portela adianta que neste momento existem “farmácias e centros de estética que não contam com cédulas profissionais”, mas que estão a disponibilizar estes serviços.
O presidente da instituição acusa os organismos responsáveis pela fiscalização da profissão de “inércia na sua actuação”, uma vez que “a lei não está a ser cumprida”, sendo que muitas vezes originam situações complicadas a nível clínico. Ou seja, “um crime e risco para a saúde pública”, avisa.
