Atracção de investimento em debate no GNRation

O GNRation recebe, este sábado, um debate sobre a atracção de investimento para os territórios. Trata-se do ciclo “Encontros com o Futuro”, promovido pela Comissão Política Nacional da JSD, que vai correr o país para várias sessões que terão lugar nos próximos dois meses. O objectivo é discutir novas soluções para os problemas de coesão territorial.
“Hoje em dia assistimos a uma série de opções políticas que foram tomadas desde sempre praticamente, mas que se acentuaram nos últimos 20/30 anos. Há uma diferença substancial entre aquilo que é o desenvolvimento das várias regiões do país. Hoje, Lisboa é quase centro uno do país. O Porto, a norte, recebe grande parte dos fundos do Estado Central. E a JSD propõe realizar estes debates de forma a descobrir de que maneiras, com que políticas, e através de que alternativas se consegue fazer com que o país cresça todo à mesma velocidade”, explica João Rodrigues, presidente da concelhia da JSD de Braga e Vice-Presidente nacional da JSD.
Neste sentido, não é por acaso que Braga é escolhida para receber o debate relativo a este tema, já que, segundo João Rodrigues, Braga é cada vez mais um exemplo na captação de investimento e na criação de riqueza. “Braga, hoje em dia, é reconhecida por todo o país como um exemplo de um concelho activo na promoção desse investimento, através da StartupBraga, da InvestBraga, da quantidade de empresas que mudaram as suas instalações para Braga, na quantidade de postos de trabalho criados”.
António Murta, Managing Director da Pathena, sociedade de investimentos em “ventures” da qual é fundador, e que foi também mandatário da Coligação Juntos Por Braga nas eleições autárquicas de 2013, é o orador principal. Esta opção é explicada por João Rodrigues: “É uma pessoa que é reconhecida pelo seu trabalho na área das novas tecnologias, da criação de emprego, do empreendedorismo, da inovação. É uma pessoa que já atraiu muitos postos de trabalho ao longo do seu percurso profissional”.
O debate acontece este sábado, pelas 15h, no GNRation e a organização está à espera de sala cheia.
