Autarquia bracarense e UMinho juntas no projecto BUILD

O projecto BUILD, Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, já está a dar os primeiros passos. A iniciativa terá uma duração de dez meses, partiu da Câmara Municipal de Braga em parceria com a Universidade do Minho e outros parceiros como o Centro de Território, Ambiente e Construção, principal envolvido. INL, Centro de Computação Gráfica e TUB também estão integrados na rede.
A iniciativa conta com um financiamento de 500 mil euros do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, a acrescentar aos cerca de 300 mil disponibilizados pela autarquia bracarense. De acordo com o professor e coordenador do projecto BUILD, Paulo Pereira, a iniciativa visa desenvolver projectos nas áreas da eficiência energética, eficiência hídrica, mobilidade e acções de cidadania.
“Estamos a falar de um laboratório em ambiente real, esta é uma forma de transferir conhecimentos da Universidade para a cidade, ou seja, os investigadores conseguem colocar em prática as suas investigações e a cidade beneficia dessa inovação”, explica.
A UMinho, em conjunto com a autarquia bracarense, têm como objectivo expandir o BUILD. Neste momento a academia minhota está a orientar, nos centros de investigação parceiros, bolseiros que foram contratados no âmbito do projecto.
Até agora, a Câmara Municipal de Braga ainda não encontrou um espaço físico para a instalação do Laboratório de Inovação Urbana.
Áudio:
Coordenador do projecto BUILD, Paulo Pereira, a enumerar as vantagens de um Laboratório de Inovação Urbana na cidade de Braga.
