Autarquia e ACB ajudam a florir 77 ruas de Braga

A Braga Florida vai abranger 77 ruas na edição deste ano. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Braga (CMB) em parceria com a Associação Comercial de Braga (ACB) e as juntas de freguesia do centro urbano foi apresentada na manhã desta terça-feira na Avenida Central. 


De ano para ano a organização tem aumentado o número de ruas. Em 2018 são mais 17 ruas que em 2017 e serão distribuídas mil floreiras por parte da autarquia. “Há ruas que já têm floreiras e nós temos milhares de plantas para poder substituir as floreiras já existentes” (de edições anteriores),  disse esta manhã o vereador do Ambiente. Para Altino Bessa, a ‘Braga Florida’ é um incentivo para moradores e comerciantes, e “um desafio” para que, por sua iniciativa, as pessoas “possam acompanhar a ideia” do município. Na opinião do vereador do Ambiente, o crescimento do número de floreiras no centro histórico pode, no futuro, tornar-se “uma atracção” à semelhança do que acontece noutras cidades.


No próximo domingo (10 de Junho), cerca de quinze floristas da cidade vão promover os seus espaços com pequenas bancas à volta do chafariz da Avenida Central.

A autarquia investe anualmente cerca de seis mil euros na iniciativa. Hoje, na apresentação de mais uma edição, os presidentes das juntas de freguesia do centro urbano reconheceram a adesão crescente de moradores e comerciantes. “O nosso núcleo precisa de alargar, há ali mais pessoas a pedir”, admitiu o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, apesar de já abranger a rua de S. Victor, a rua de Santa Margarida e uma parte da rua do Sardoal. Opinião partilhada pelos presidentes das juntas de freguesia de S. João de Souto, Maximinos, Sé e Cividade. João Pires referiu que “aparecem muitas pessoas a pedir as floreiras e as flores”, e Luís Pedroso admitiu que “nem é preciso fazer publicidade”, já que antes disso as pessoas já se deslocam 
à junta de freguesia.

Presente na apresentação de mais uma edição da Braga Florida, Rui Marques, director-geral da ACB realçou a importância da iniciativa pelo facto de “valorizar o espaço público e torná-lo muito mais bonito e agradável para quem aqui vive, para quem aqui trabalha e para quem nos visita”. Estima-se que este ano mais de cem comerciantes possam aderir à Braga Florida.


 Ao longo deste mês, comerciantes e moradores podem receber do município de Braga floreiras e plantas. O objectivo passa por embelezar as fachadas do centro histórico.

Áudio:

Apresentação da iniciativa decorreu esta terça-feira

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv