Azurém recebe encontro de Engenharia e Gestão Industrial

O campus de Azurém da Universidade do Minho vai receber, esta terça e quarta feira, o Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (ENEGI). O evento é organizado pelo Núcleo de Estudantes.
Ao longo de dois dias, estudantes, ex-alunos e empresas reúnem-se para discutir o futuro de uma área que, por enquanto, tem uma taxa de empregabilidade de quase 100%. Catarina Gonçalves, do núcleo de estudantes da UMinho, refere que o desafio do futuro é “a indústria 4.0 que pode vir a afectar, em parte, o mercado de trabalho”. Por isso, para este encontro está reservada uma mesa redonda para “abordar este tópico e conseguir perceber de que modo é que aliando a indústria 4.0 com as funções” dos profissionais da área “as mesmas serão desempenhadas com qualidade no futuro”. “A indústria 4.0 já está a avançar e temos de nos conseguir adaptar a esse meio”, sustentou ainda a organizadora.
A sétima edição deste encontro é organizada pelo Núcleo de Estudantes em conjunto com o Departamento de Produção e Sistemas. São esperadas cerca de duzentas pessoas. “Concentra toda a comunidade nacional de engenharia e gestão industrial. Nesta edição o foco é debater as problemáticas e o futuro da engenharia e gestão industrial”, explicou Catarina Gonçalves.
A Universidade do Minho continua a ser muito requisitada pelas empresas nesta área. “Sentimos muito essa procura, mesmo nas feiras de emprego, e de todas as áreas”, acrescentou.
Bosch, Amazon, Farfetch ou DHL são algumas das empresas representadas neste encontro.
Áudio:
Catarina Gonçalves, Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da UMinho
