Baiba Osite vence Prémio Aquisição da Contextile 2018

A obra ‘Substantia’, de Baiba Osite, foi distinguida com o Prémio Aquisição no âmbito da Contextile 2018, a  Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que decorre até 20 de Outubro em Guimarães.

A obra da artista natural da Letónia foi a escolhida por um júri constituído por Lala de Dios, artista e presidente da European Textile Network, Magda Sobon, Paulo Leocádio, diretor da ESAG, Fernando Penteado e Cláudia Melo, diretora artística da Contextile 2018.

Segundo nota enviada às redacções, o júri decidiu ainda atribuir três Menções Honrosas a artistas da Colômbia, Holanda e Noruega.

A artista refere que a obra vencedora se baseia no jogo paradoxal entre ‘ser’ e ‘não ser’ e a transformação do ‘ser’. Baiba Osite usou troncos encontrados à beira-mar, no mar Báltico, como materiais para a produção do trabalho.

Recorde-se que a Contextile se assume como a mais importante mostra de Arte Têxtil Contemporânea, contando com intervenções artísticas da norte americana Ann Hamilton, uma exposição internacional, uma intervenção de Dvora Morag, residências artísticas, ‘workshops’ temáticos e as TextileTalks, bem como as exposições Fiber Art Fever! e Magic Carpets, entre outros eventos.

A Contextile arrancou no sábado passado em Guimarães e prolonga-se até 20 de Outubro. O preço do bilhete é de 5 euros para o público em geral e de 3 euros para estudantes e maiores 65 anos. 

*Por Filipa Novais

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv