Bailarina bracarense no Grand Prix dos EUA

De 9 a 12 de Janeiro a jovem bailarina bracarense, Carolina Costa vai participar no concurso “Ballet Beyond Borders Grand Prix Dance Challenge”, em Missoula, no estado de Montana. Este é um dos concursos mais importantes que têm lugar nos Estados Unidos.
Com apenas 12 anos foi convidada pela instituição a marcar presença no evento em que vão participar bailarinos oriundos de 20 nacionalidades. Esta é uma oportunidade de Carolina Costa beneficiar de workshops diários, experiência em palco com bailarinos profissionais, programas culturais e uma conferência diplomática com representantes dos países que vão participar no evento.
Para Ricardo Costa, pai da jovem, esta é uma oportunidade de conseguir “bolsas e audições em escolas de grande importância a nível mundial e companhias de ballet”. Carolina Costa frequenta o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanche, em Leiria, de onde seguem rumo aos Estados Unidos cinco bailarinos para representar Portugal.
De modo a preparar-se para a competição, a bracarense frequenta aulas diárias de duas horas onde estuda o “repertório e condicionamento físico”. Segundo o pai da jovem, em Leiria a preparação dos atletas “não é focada nos concursos”, os bailarinos dedicam apenas uma hora por dia “às variações que vão apresentar”.
Carolina vai apresentar seis coreografias compostas por dois solos de ballet clássico e contemporâneo, bem como duetos contemporâneos e pas de deux clássico.
O “Ballet Beyond Borders” vai contar com a presença de estrelas mundiais do mundo da dança como Jorge Barani, bailarino principal de Cuba e Patric Palkens, bailarino principal do Boston Ballet.
Áudio:
Declarações de Ricardo Costa, pai da bailarina de 12 anos, sobre a competição.
