Bailarina da Ent’Artes realiza estágio na Zurich Dance Academy

Núbia Veiga, da Ent’Artes, começa a partir de segunda-feira, dia 9 de Setembro, um estágio de uma semana na Zurich Dance Academy, na Suíça. A oportunidade de marcar presença numa das escolas mais importantes de ballet a nível europeu surgiu através de uma bolsa ganha no Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Abril.
A formação está integrada no plano de estudos da escola suíça, sendo que durante este período a jovem bailarina de 13 anos vai ser observada pelos professores da academia. A directora da Ent’Artes considera que esta oportunidade é “enriquecedora para o crescimento da Núbia” e que lhe “pode abrir horizontes”.
Diana Sá Carneiro destaca que o estágio na escola de Zurique “não se reduz só a aulas de danças”. “Ela pode ver o trabalho que é desenvolvido na escola pelos alunos que estão integrados a nível académico e pode ter aulas de outras disciplinas”, concretiza.
No ano lectivo passado, Núbia Veiga foi também galardoada com bolsas para o Conservatório Internacional Annarella Sanchez, em Leiria, e para a Corella Dance Academy, em Barcelona.
Bailarinos da Ent’Artes marcam presença nos principais palcos europeus
O estágio na Zurich Dance Academy já foi frequentado por outros bailarinos da Ent’Artes. Trata-se um processo que pode levar a que os jovens sejam convidados a ficar em definitivo na academia. “Os professores querem vê-los dentro da dinâmica da escola, antes de efectuarem um convite para permanecerem na academia a longo prazo”, explica.
Essa situação verificou-se recentemente com João Pedro Freitas, ex-aluno do grupo de dança de Braga, que, em primeiro lugar, fez formações desta magnitude, inclusivamente em Zurique, e depois foi convidado a fazer um estágio de três anos em Basileia, também na Suíça, que começou recentemente.
Além da experiência que Núbia Veiga vai ter, Afonso Ferreira também tem uma bolsa internacional assegurada, neste caso para Estugarda, sendo que está previsto que a formação se inicie em Novembro. O jovem bailarino da Ent’Artes terá a companhia da colega Diana Faria em Berlim, noutro estágio, que ainda não tem data definida.
Para Diana Sá Carneiro, estas experiências são “um enorme motivo de orgulho” para os responsáveis da academia de dança bracarense porque são em “escolas de topo”. “A atribuição deste tipo de estágios e de bolsas significa que o trabalho desenvolvido pela Ent’Artes está num excelente caminho”, finaliza.
TBG
