Banco de equipamentos para idosos nasce em Guimarães

Chama-se “Consigo” e é um projecto social que funciona como um banco de equipamentos adaptativos para os idosos vimaranenses. Com a durabilidade de pelo menos um ano, o projecto foi apresentado à comunidade esta segunda-feira e terá sede em Infantas.
O projecto abrange as oito freguesias do Sudoeste da Montanha Da Penha, onde, de acordo com a autarquia, há uma grande concentração de idosos dependentes. O novo serviço contará com dois técnicos superiores e um regulamento próprio para a cedência de equipamentos como canadianas, cadeiras de rodas ou camas ortopédicas.
O projecto vai além do banco de equipamentos, já que se prevê a realização de sessões de reabilitação ao domicílio. “A equipa composta por técnicos especializados na área a gerontologia fará sessões para explicar como utilizar certos equipamentos e sessões de formação acompanhamento as famílias e aos cuidadores”, explicou a vereadora da acção social Paula Oliveira.
A equipa responsável pelo “Consigo” já criou uma série de parceiras para a implementação do projecto, mobilizando parceiros como uma empresa de ortopedia, o Agrupamento de Centros de Saúde Ave, entre outros parceiros da comunidade.
Após o primeiro ano de implementação, a autarquia pondera a extensão a outras freguesias de Guimarães, de acordo com a vereadora. O projecto custará 60 mil euros aos cofres municipais.
