Baptismo de Afonso Henriques marca Feira Afonsina

O “baptismo de D. Afonso Henriques” vai dar o mote para a Feira Afonsina que se realiza de 22 a 25 de Junho na cidade de Guimarães.
Os momentos de recriação histórica vão aumentar e voltam a marcar este evento que já vai para a sua 7ª edição. Este ano, são quatro os momentos de encenação, com destaque para o próprio baptismo de Afonso Henriques que irá acontecer na Igreja de São Miguel e o torneio, a ceia e o baile que vão acontecer no Paço dos Duques. Todos os momentos da Feira Afonsina são de entrada gratuita, à excepção da ceia que terá lugar na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança.
A programação da Feira Afonsina foi apresentada na manhã desta sexta-feira, em pleno centro histórico de Guimarães, e José Bastos, vereador no executivo municipal, salientou que não tem dúvidas em afirmar a Feira Afonsina como “a maior recriação histórica em Portugal”.
“Há uma preocupação de estarmos em permanente evolução e aprimoramento do que fazemos para alcançarmos um objectivo que acho que já foi alcançado que é o de Guimarães ter o mais relevante evento de recriação histórica no país”, sublinhou.
O vereador vimaranense vai mais longe e classifica a Feira Afonsina como “um dos maiores eventos culturais da região”, devido “à qualidade, cenário e alma do evento” que faz com que a Feira Afonsina “tenha forte contributo no turismo e na economia local de uma forma inequívoca”.
A Feira Afonsina representa um investimento de 200 mil euros para os cofres municipais que esperam um retorno directo a rondar os 50 mil euros, neste que é “um evento que ultrapassará o valor do investimento”.
“Queremos adaptar a nossa oferta ao que é valorizado em termos turísticos que é a valorização da experiência que se tem no local. Hoje vai-se a um território participar de forma activa em momento de recriação histórica”, frisou o vereador que assumiu que esse é um dos desígnios quando se programa a Feira Afonsina.
Este foi um evento elogiado por Sofia Ferreira, representante da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal que, na conferência de imprensa, destacou a Feira Afonsina como “um evento que valoriza o território, eleva o turismo da região, privilegia o centro histórico e a recriação histórica”.
Este ano a Feira Afonsina ocupa mais um espaço na cidade de Guimarães, o Largo de Donães que ganha, ao longo dos quatro dias do evento, um colorido especial. “É a praça dos aldrabistas que vai ter lugar na praça de Donães e conseguimos que este espaço fizesse parte da Feira Afonsina. É uma nova área temática que vamos ter na edição deste ano”, explicou Isabel Pinho, da Câmara de Guimarães.
Na edição deste ano volta a existir um forte comprometimento dos vimaranenses e serão perto de 200 os voluntários que vão participar na edição deste ano.
O programa pode ser consultado AQUI
