Barcelos recebe esta sexta-feira a primeira peça do FESTIBA

O FESTIBA – Festival Internacional de Teatro de Barcelos – arranca esta sexta-feira (21H30) no Teatro Gil Vicente. A iniciativa que parte de uma colaboração entre a companhia de teatro Capoeira e o município de Barcelos e traz a apresentação de dramaturgias estrangeiras, com espaço para o teatro nacional. O objectivo, segundo o município, é promover “o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e promover a abertura e linguagens e culturais teatrais diferentes”.
Hoje, o FESTIBA abre as hostes com o espectáculo “Una Donna Sola“, uma produção do Teatro das Beiras. Além do espectáculo desta sexta-feira, destacam-se as peças “à la care” (dia 23) , uma produção da Companhia de Teatro de Braga e ainda “Novecento” (dia 29), um espectáculo do Teatro Fuori Rotta de Itália. A restante programação do festival e do mês pode ser consultada aqui.
Número de espectadores aumentou em relação a 2018
Decorridos dois meses em 2019, a vereadora da cultura de Barcelos Armandina Saleiro faz um balanço positivo quanto à adesão do público. A autarca revela mesmo que o número de espectadores no Teatro Gil Vicente aumentou nos meses de Janeiro e Fevereiro em relação ao período homólogo de 2018. Para isso, esclarece, muito contribuiu o surgimento de projectos realizados pelos jovens da cidade no âmbito cultural, como o Triciclo ou o ciclo TGV.
“O número de espectadores tem aumentado. Temos tido projectos que decorrem de propostas da comunidade como uma verdadeira participação dos jovens na programação do Teatro Gil Vicente. Por tal facto, a divulgação é muito mais assertiva, implicando, desde logo, mais público no Teatro”, assinala.
A vereadora frisa que o espectador no Teatro Gil Vicente fica “agradado com o espaço e com a programação” e diz o público “tem aumentado significativamente mês após mês”. Além da nova vaga de projectos culturais propostos pelos jovens da cidade, Armandina sublinha a aposta no teatro pensado para as famílias. “Acreditamos nas sessões de teatro ao domingo, numa perspectiva de família, que trazem sempre muito público”, completa.
Áudio:
A vereadora da Cultura em Barcelos fala sobre a programação do Teatro Gil Vicente em Março e revela que o número de espectadores aumentou
