Barcelos vai ter um Museu de Design Português

Depois de ser reconhecida pela UNESCO como cidade criativa, Barcelos dá um novo passo para atrair mais turistas e investigadores para a região, através da construção do Museu de Design Português.
O projecto conta com financiamento do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – para a requalificação e adaptação da Casa Conde de Vilas Boas.
Outra das novidades passa pela confirmação de que o espaço vai acolher a “Colecção Paulo Parra”, um espólio com mais de 500 peças datadas do século XVIII até ao século XXI, com referência a empresas nacionais com importância histórica assim como outros casos internacionais.
O projecto ainda não saiu do papel mas a vereadora com o pelouro da educação e cultura, Maria Armandina Saleiro, destaca que esta é uma “oportunidade única” para o município. A vereadora classifica ainda o acervo de Paulo Parra como “um produto de referência na área do design”.
A autarquia pretende ainda utilizar o Museu do Design para apresentar os trabalhos realizados pela Escola Superior de Design do IPCA, além de outras colecções internacionais. A ideia, assegura a vereadora, é fazer do Museu do Design Português um “catalisador da cultura da região, assim como colocar Barcelos no panorama internacional na área do design”.
Áudio:
Vereadora da Câmara Municipal de Barcelos com o pelouro da Educação e Cultura, Maria Armandina Saleiro, sobre o arranque do projecto Museu de Design Português
