Basquetebol. Braga recebe Final Oito da Taça de Portugal

A prova rainha do basquetebol nacional vai jogar-se em Braga. Passou por Fafe entre os anos 2010 e 2015 e, agora, a Direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol confirma o regresso da Taça de Portugal, ao Minho, em 2018. A Final Oito da prova joga-se entre os dias 15 e 18 de Março de 2018 na cidade de Braga, e contará com a presença “de algumas das melhores equipas do basquetebol nacional”, realça, Fernando Monteiro, presidente da Associação de Basquetebol de Braga (ABB). Quatro dias, oito equipas que procuram suceder ao Benfica, vencedor da competição nas últimas quatro temporadas.
“Este evento é importante para o desenvolvimento da modalidade na região. São necessários mais eventos no distrito sobre basquetebol”. Fernando Monteiro tem evidenciado um crescimento do número de atletas em Braga,” o que é bom”, mas ainda faltam atingir algumas metas. Chegar aos 2500 jogadores (na temporada passada registaram-se 1500 inscritos) é um objectivo que pretende cumprir até 2021. Tem quatro anos para conseguir despertar o interesse de 1000 atletas. Além de que quer cumprir um propósito por ele estipulado: fazer da ABB uma das três melhores associações de basquetebol do país.
Para já, conta com apoio dos agentes desportivos e da Câmara Municipal para a dinamização da modalidade no distrito. “Todos os eventos que demonstrem às pessoas que a modalidade é apetecível ajudam a potenciar a modalidade”. Braga será Cidade Europeia do Desporto em 2018 e, “como não poderia deixar de ser, o basquetebol irá marcar presença com a realização de vários eventos ao longo do ano”. O mesmo foi confirmado por Sameiro Araújo, que vê potencial na prova para dinamizar a modalidade, a região e também para atrair os mais jovens para a prática do basquetebol. A vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga mostra-se satisfeita por Braga ser palco da taça de Portugal de basquetebol, mas acrescenta: “Vamos receber várias taças de Portugal e supertaças em várias modalidades”.
* Por Paulo Costa
Áudio:
Fernando Monteiro sobre a importância de dinamizar a modalidade na região. Sameiro Araújo admite que este não será caso único no próximo ano em Braga
