BE: Banco Português de Germoplasma Vegetal é subfinanciado

O Banco Português de Germoplasma Vegetal, com sede em Braga, vive em situação de “precariedade”, devido à falta de financiamento. A denúncia é feita pelo Bloco de Esquerda (BE). O deputado eleito pelo distrito de Braga, Pedro Soares, visitou o local e já entregou um projecto de resolução ao Governo no sentido de que haja uma maior valorização do local.

Depois da visita, à RUM, o deputado explicou que o banco “não é devidamente valorizado, está subfinanciado, tem muitas dificuldade de funcionamento e tem muita falta de pessoal”, lamentou. O bloquista sublinhou que os quadros técnicos “estão em idade de reforma” e têm um conhecimento acumulado “muito importante”, que deveria ser transmitido a novas gerações de técnicos. “Se não houver novas admissões, todo o conhecimento se perde, o que significaria uma perda enorme para o nosso país”, frisou.


O Banco Português de Germoplasma Vegetal contém um “património essencial” para o país, sublinha o deputado. “O Banco tem um papel essencial na preservação do capital genético das varias espécies vegetais do nosso país, sobretudo de sementes. Contém uma variedade enorme de espécies. Algumas estão em risco de extinção e através deste banco é possível preservá-las e multiplicá-las”, lembrou.


Actualmente, há projectos no Banco em espera, devido à falta de financiamento. “Há uma serie de trabalhos de selecção, reflexo e preservação de sementes que estão em stand by porque, apesar de haver orçamento para as actividades básicas (como electricidade ou os salários dos quadros técnicos),o desenvolvimento da investigação  está dependente de candidaturas a projectos. É uma situação de grande precariedade e instabilidade”, avisou.


Pedro Soares revelou que o projecto de resolução que será apresentado ao Governo recomenda um conjunto de medidas, “nomeadamente na valorização do trabalho feito no Banco” e recomenda “a renovação dos quadros, no sentido de prosseguir os objectivo do Banco, que são muito importantes em termos de património genético nacional”, explicou.


O projecto de resolução já foi entregue no Governo e, nas próximas semanas, poderá ser debatido em Assembleia da Republica. 

Áudio:

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, revela difilcudades vividas no BPGV:

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv