BE lamenta falta de equipas de sapadores florestais em Braga

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Pedro Soares esteve, esta manhã, reunido com o autarca bracarense, Ricardo Rio para discutirem algumas preocupações relativas à preparação da época de incêndios.
O deputado do BE mostra-se indignado com a carência de equipas de sapadores florestais no distrito, principalmente depois dos incêndios que deflagraram na cidade dos arcebispos em Outubro. “É incompreensível que um município como Braga, que tem quase 150 mil habitantes, que possui uma área periférica com florestas de grande densidade e com grande valor patrimonial, como é o caso do Sameiro, contar apenas com uma equipa de sapadores florestais para dar resposta a esta vasta área. Eu conheço freguesias que têm uma equipa de sapadores florestais”, frisa.
Pedro Soares refere, ainda, que é premente que o município actualize o seu “Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”. Segundo o BE, a autarquia não terá remodelado este documento que tem como base, por exemplo, conclusões das comissões técnicas independentes que foram constituídas na sequência desses incêndios.
Apesar do regime de coimas aplicado pelo Governo, no caso de os proprietários não efectuarem a limpeza dos terrenos, o deputado do BE garante que esta “limpeza está muito atrasada”, e que com as melhorias na meteorologia a situação pode mesmo tornar-se difícil de gerir.
“O trabalho ainda está muito atrasado. Há muitas faixas de combustível por tratar. Estamos muito preocupados com as faixas junto a casas, zonas industriais e vias rodoviárias. Tem que haver uma mobilização de todos os meios disponíveis na administração central e local. Os pequenos proprietários não retiram rendimentos suficientes para dar resposta a essas necessidades”, refere.
Escolas do Minho preocupam deputado bloquista
Durante a tarde desta sexta-feira, Pedro Soares, vai reunir com a direcção do Agrupamento de Escolas de Pedome para perceber qual o estado das estruturas educacionais.
Aos jornalistas, o deputado falou sobre casos como a EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga), EB2/3 de Ribeirão (Famalicão), Secundária de Barcelinhos, entre outras, que têm vindo a ser esquecidas e que necessitam de uma intervenção urgente na sua estrutura.
“Nós apresentamos um projecto de resolução na Assembleia da República, que nas próximas semanas deve ser debatido. O que temos estado a defender é que exista um plano de reabilitação no distrito, pois há um conjunto de uma dúzia de escolas que nunca entraram nos planos de reabilitação. Algumas estão há dezenas de anos à espera de uma intervenção”, o que em alguns casos coloca o projecto educativo dessas instituições em risco.
Áudio:
Declarações de Pedro Soares sobre a carência de equipas de sapadores florestais.
