BE: Museu dos Biscainhos vive “com grandes dificuldades”

O Museu dos Biscainhos, em Braga, vive com grandes dificuldades e falta de pessoal. A denúncia é feita por Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo de Braga. Depois de uma visita ao Museu dos Biscainhos e de uma reunião com a directora Isabel Silva, o deputado deu nota à RUM das “grandes dificuldades” em que vive o Museu.
O Museu dos Biscainhos tem tido “um incremento muito forte de visitantes, de dentro e fora de Portugal”. Na realidade, “o que se passa é que o Museu está com grandes dificuldades ao nível de pessoal”. “Pelo que nos foi dito, há apenas dois técnicos, o que é insuficiente para o acompanhamento dos visitantes. Além disso, são técnicos que estão há cerca de 8 anos em sistema de contrato precário”, revelou.
O deputado destacou a existência de 5 vínculos precários ainda por resolver, pelo que irá “pedir explicações pelo atraso no PREVPAP à comissão de avaliação”. “Estes trabalhadores têm experiência, mas o vínculo não é reconhecido pelo Estado. Como est+a demonstrado, são trabalhadores que ocupam funções com necessidades permanentes, ou seja, o Museu não funciona sem eles”, explicou.
Para o deputado “não se explica que não sejam abrangidos pelo PREPAV e que não haja um incremento de trabalhadores”.
Pedro Soares defende que a cultura enfrenta “graves constrangimentos” e que os apoios do Governo são insuficientes. “O nível de orçamento atribuído a ministério da cultura e absolutamente insuficiente esta muito aquém das necessidades. Coloca problemas ao nível da disponibilidade dos trabalhadores, como inclusivamente da configuração do património, tudo que tem a ver com a configuração dos museus, na sua capacidade de acompanhar e acolher os visitantes.
Áudio:
O deputado bloquista explica qual a situação do Museu dos Biscainhos.
