BE na UMinho para promover “Fim das Propinas”

De forma a alertar e a consciencializar os estudantes universitários pela defesa do fim das propinas e de um ensino público gratuito e de qualidade para todos, os jovens do Bloco de Esquerda de Braga pintaram um mural junto ao Campos de Gualtar, da Universidade do Minho.

Esta acção surge depois do “sucesso” entre a negociação do Bloco de Esquerda com o Governo em baixar o valor das propinas. Em 2019 será reduzido o tecto máximo das propinas de 1068 euros para 856 euros, ou seja uma redução no valor desembolsado de cerca de 20%. A medida traduz uma alteração estrutural no modelo de financiamento do ensino superior.

A Universitária esteve à conversa com o deputado do Bloco de Esquerda, Luís Monteiro, que descreveu esta medida como “histórica”. O bloquista explicou que as propinas têm um “impacto directo” na vida de milhares de famílias e que a proposta implica uma “transferência de responsabilidade” das famílias para o Estado no que toca ao investimento no ensino superior público.

“As propinas continuam a ser uma das maiores barreiras ao acesso ao ensino superior. Portugal tem uma das taxas de maior abondono entre o término do ensino secundário e a entrada para a universidade, isso é algo que nos preocupa”, acrescenta o deputado.

Áudio:

Luís Monteiro,  deputado do BE na Assembleia da República, em declarações à RUM

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv