BE preocupado com a propagação do sarampo

O Bloco de Esquerda está preocupado com a propagação do sarampo em Portugal. Neste momento estão confirmados, pelo menos, 70 casos de sarampo no nosso país. O deputado Pedro Soares, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, explicou à RUM que, ao Governo, questionou que medidas estão a ser tomadas para controlar a propagação da doença.
O Bloco questionou o Ministro da Saúde acerca da propagação da doença. “Questionamos que medidas estão a ser tomadas no sentido de controlar a propagação da doença, tanto ao nível dos estabelecimentos hospitalares da região, como o Hospital de Braga, de Guimarães ou de Famalicão, mas também centros de saúde. São espaços onde a doença pode ser transmitida com facilidade”, explicou.
Pedro Soares explica que os casos têm afectado mais profissionais de saúde e daí a necessidade de o Governo implementar algumas medidas. “Há dezenas de casos confirmados de profissionais de saúde, mas não só. O sarampo é uma doença com algum carácter de risco e facilmente transmissível, nomeadamente nos equipamentos de saúde, onde a transmissão é fácil”, lembrou.
Das 70 pessoas infectadas, pelo menos 24 estão curadas, registando-se ainda 148 casos suspeitos ou em investigação que se revelaram negativos. Não há doentes internados. Todos os doentes são adultos, 14% não estavam vacinados e mais 9% tinham o esquema vacinal incompleto.
Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos.
Áudio:
As preocupações do Bloco de Esquerda, pela voz do deputado Pedro Soares:
