BE volta a acusar Ricardo Rio de ‘mesquitismo’

O Bloco de Esquerda (BE) de Braga acusou hoje Ricardo Rio de ‘mesquitismo’. Em causa a aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) para a requalificação do edifício contíguo ao Recolhimento das Convertidas, cujo projecto visa a construção de um hotel de luxo com parque de estacionamento subterrâneo.

Sem lugar na vereação, os deputados bloquistas alertaram hoje, em conferência de imprensa, para o que consideram ser um cenário municipal em que as preocupações estão apenas “para quem visita Braga” e “não para quem vive e trabalha” na cidade dos arcebispos. António Lima refere que “grande parte daquilo que é recuperado não é destinado à habitação” e acusa a câmara de “não ter qualquer preocupação nesse sentido”. Os bloquistas consideram que esta ‘via verde’ para a construção de mais um hotel “é uma grande oportunidade que a CMB perde de valorizar o centro histórico”. 

A construção de mais um parque subterrâneo é outra das críticas apontadas pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga dando nota de que existe um grande parque de estacionamento a 100 metros do edifício e de que a referida construção “vai contra o que hoje se defende para a mobilidade dos centros históricos” já que “significa dizer às pessoas que tragam os carros”.

António Lima vai mais longe e afirma que “Ricardo Rio dança com a mesma música de Mesquita Machado”.

O deputado municipal afirma que a “reorganização dos lobbies da construção civil e da especulação imobiliária que existia no tempo de Mesquita Machado está a chegar em força, sem qualquer oposição de Ricardo Rio que alinha pela mesma batuta”. 


Bloco de Esquerda “estranha” sim dos vereadores do Partido Socialista

Alexandra Vieira, também deputada municipal do BE, critica o sentido de voto favorável do Partido Socialista (PS) na reunião de câmara da passada terça-feira. Recordando que “o ataque ao património edificado e de valor histórico e o compromisso com interesses imobiliários remontam às longas três décadas de mesquitismo”, a deputada municipal diz “estranhar” o sentido de voto do PS e considera até que “há alguma incoerência” já que há uns meses os três partidos da oposição em Braga (BE, PS e CDU) fizeram uma frente para defender a saboaria Confiança”. Com o voto favorável na mais recente reunião, o PS revela “uma posição diametralmente oposta”, vinca.

“Estabilidade do edifício está em risco”

Os bloquistas temem sobretudo pela estabilidade do edifício do Recolhimento das Convertidas caso a obra para o hotel de luxo avance nos moldes conhecidos até aqui. “Ao fazer escavações para construir a garagem, de certeza que vão surgir vestígios arqueológicos, de certeza que vão ser abalados alicerces da estrutura que são em madeira. Nós tememos pela estabilidade do edifício”, diz ainda Alexandra Vieira.

BE não está contra hotel e deixa sugestões

O BE de Braga assegura que não está contra a requalificação do edificado junto às Convertidas tendo como fim um hotel, mas sim contra alguns pontos já conhecidos do projecto e sugere por isso a “autorização de um pequeno hotel, mas sem a subida da cércea em dois andares nem o parque de estacionamento subterrâneo, mantendo também o enquadramento das Convertidas e garantindo a segurança e monumentalidade do edifício”.

Dispostos a “fazer alianças com toda a gente que queira contribuir para preservar a identidade do edificado em Braga”, os bloquistas reconhecem que o PS “tem algumas dificuldades” nesta matéria como se comprovou na posição da última reunião de câmara. António Lima acredita que o sim do PS deve estar relacionado com “promessas antigas”, mas afirma que (o PS) “está a tempo de emendar a mão e de perceber que de facto há ali um exagero”.

Os bloquistas sublinham ainda o facto de o assunto não ter sido “amadurecido” nem ter existido “qualquer discussão pública depois de tanta gente ter falado do quarteirão das Convertidas”.

Áudio:

Declarações dos deputados municipais do BE, António Lima e Alexandra Vieira

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv