Benfica x FC Porto (crónica 1ª parte)

Duelo digno de dois grandes do futebol português na primeira parte do jogo entre Benfica e FC Porto. 


O FC Porto entrou em campo com vontade de dominar o jogo. O posicionamento de Óliver, Herrera e, a espaços, de Brahimi permitiu ao FC Porto dominar o meio-campo, perante a incapacidade de Gabriel e, sobretudo, de Samaris em acertar com as marcações. O FC Porto, logo no primeiro minuto, testou Svilar, num remate forte de Marega. Na resposta, Rafa, protagonista maior dos encarnados na primeira-parte, criou perigo na área azul-e-branca.


O jogo acalmou, com maior posse para os encarnados, mas seria sol de pouca dura. O jogo entrou num ritmo frenético e chegaram os golos. Aos 23 minutos, Marega aproveitou o posicionamento deficiente da defensiva encarnada, arrancou pelo lado direito, cruzou e Svilar, após uma primeira tentativa de parar o remate, deixou a bola à mercê de Brahimi, que encostou para o primeiro. O Benfica subiu as linhas, e sete minutos depois, restabeleceu a igualdade: Rafa, após lance de insistência, bateu Vaná (o guarda-redes portista ficou mal na fotografia). 


A resposta dos dragões não demorou. Aos 35′, o FC Porto arrancou para uma bela jogada na asa esquerda. Brahimi, quem mais, levanta um cruzamento com peso e medida certa para André Pereira, que até então estava a ser uma das unidades menos dos azuis-e-brancos, e este, com um toque subtil, deixou para Marega recolocar o FC Porto na frente.

O Benfica tentou responder, mas foi sempre travado com a maior densidade do meio-campo portista. Apenas na transição os encarnados tentaram criar perigo, com João Félix e, sobretudo, através da velocidade de Rafa. O critério de Pizzi, embora executado lentamente, também elevou o futebol dos encarnados mas o FC Porto, uma equipa visivelmente melhor preparada do ponto de vista táctico, fruto do maior tempo de trabalho de Sérgio Conceição ao leme dos dragões, travou as intenções encarnadas.

No final da primeira-parte, o Benfica, novamente em transição, chegou a marcar por Pizzi mas o lance foi anulado por Carlos Xistra, após ouvir o VAR. Boa primeira-parte no Municipal de Braga, com ascendente para os dragões.

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv