“Bira” e Samba unidos prometem festa em Braga

Está de regresso a Braga o “Do Bira ao Samba”. O festival que junta as raízes musicais do Minho com o batuque brasileiro do samba está de volta para a sua terceira edição, desta feita com “Samba Augusta” como tema.
O evento que decorre a 28 e 29 deste mês vai voltar a juntar nomes da música dos dois países e promete animar o centro da cidade de Braga. Henrique Antunes, programador do festival, garantiu uma edição “mais forte” neste ano de 2017, onde o “Do Bira ao Samba” surge “com uma programação ainda mais extensa, mas com a base da cultura portuguesa no primeiro dia e a cultura brasileira no segundo”, tal como nas edições anteriores.
No dia em que Portugal está em destaque, estão agendados o desfile, pela manhã, e as oficinas de cavaquinho, gaita-de-foles e percussão tradicional, ao longo da tarde. “O dia vai acabar com um baile tradicional português”.
Mas os destaques vão para os concertos lusos onde constam os nomes de Velha Gaiteira, Galandum Galundaina, Pauliteiros de Miranda do Orfeão do Porto, para além dos Bomboémia, entidade organizadora (a par da ARCUM) deste evento.
Ainda assim, a organização espera uma “maior animação na cidade” no segundo dia do festival que está dedicado à cultura brasileira. “O dia brasileiro trará maior impacto pela novidade que introduz. Vamos apostar nos grupos internacionais e traremos quatro batucadas, três delas de fora do país (Barcelona, Badajoz e Valladolid).”
Na noite de 29 de Julho haverá dois concertos especiais, os Samba Sem Fronteiras e os Terrakota e durante o dia haverá espaço para workshops de samba no pé, capoeira, maracatu, samba reggae.
“A noite é o momento que as pessoas mais querem ver que é o cortejo de Carnaval fora de época. Este ano será ainda maior do que nas últimas duas edições”, garantiu Henrique Antunes que avançou que o mesmo irá começar às 20h.
Nesta terceira edição haverá ainda espaço para artistas visuais apresentarem os seus trabalhos em cima de um palco.
Este é um evento que conta, uma vez mais, com o apoio do município de Braga que, pela voz da vereadora da juventude, Sameiro Araújo, revela que o mesmo é “importante para a dinâmica da cidade de Braga”. “Ainda é um festival recente, mas já tem uma dimensão que extravasa o concelho. “Do Bira ao Samba” funde as culturas e tradições de dois países, potencia o conhecimento e a realidade de Portugal e do Brasil e cria pontes e diálogos interculturais entre os mesmos”, sublinhou a vereadora.
Este ano o “Do Bira ao Samba” vai voltar a ter uma causa social associada. A organização irá apoiar associações que lidem com o abandono animal.
O festival decorre a 28 e 29 deste mês e irá trazer para as ruas de Braga ritmos e sonoridades diferentes do habitual.
