Bosch e UMinho renovam laços para 3ª fase do projecto

A Universidade do Minho e a Bosch assinaram esta segunda-feira, 25 de Março em Ovar, uma nova parceria de inovação. Focada na mobilidade e indústria conectada, dá continuidade ao projecto pioneiro assinado em 2013 entre as duas instituições, naquela que se assumiu como sendo a maior parceria de inovação no país.
Nesta terceira fase de colaboração, prevê-se um investimento a rondar os 35 milhões de euros e a contratação de cerca de 60 novos colaboradores para a Bosch e 70 investigadores para a UMinho. Até 2022, as equipas da Bosch e da UMinho estarão focadas no desenvolvimento de tecnologia essenciais para que o veículo seja capaz de detectar o ambiente circundante e tomar decisões com base em inteligência artificial e sensores.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, frisou que esta terceira fase se assume como “o reconhecimento dos excelentes resultados obtidos nas fases anteriores ao nível do emprego científico e do emprego qualificado gerado”.
A sessão contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que elogiou a dinâmica de cooperação entre a empresa e a academia minhota, sublinhando que a parceria “é benéfica para ambas as partes, mas também para Portugal”.
Já, Carlos Ribas, administrador técnico da Bosch Braga, destacou a parceria com a UMinho como “decisiva para o crescimento da empresa em Portugal”.
Áudio:
Primeiro Ministro António Costa e Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro
